Cultura

História do Esporte Clube Bahia em cartaz no Teatro Jorge Amado

História do Esporte Clube Bahia em cartaz no Teatro Jorge Amado

Por Da Redação

História do Esporte Clube Bahia em cartaz no Teatro Jorge AmadoDiney Araújo/ Divulgação

As sextas-feiras à noite, no Teatro Jorge Amado, estarão reservadas de 14 de julho a 11 de agosto para quem tem o azul, o vermelho e o branco pulsando bem dentro do peito. É que volta a cartaz, para sua temporada 2017, “A Voz do Campeão – A História do Bahia”, peça com direção de Edvard Passos e texto de João Alfredo Reis e Edvard Passos, que coloca em cena a história do Esporte Clube Bahia contada por torcedores apaixonados. E no palco eles serão representados pelos atores Agnaldo Lopes, Alan Miranda, Daniel Farias, Leandro Villa e Talis Castro, que são de gerações diferentes, e narram, a partir do ponto de vista de quem vive a história do seu time do coração da arquibancada, com radinho no ouvido, com o coração palpitando, sendo feliz ou sofrendo, mas sempre fiel ao Esquadrão de Aço. É a história do Bahia contada pela turma tricolor ! Os ingressos estão à venda pela Compre Ingresso e na bilheteria do teatro, a R$ 50,00 / R$ 25,00 meia.


Sempre com seu “olhar interessado no comportamento da torcida”, o diretor-autor Edvard Passos aponta os momentos da história do clube que foram eleitos para a cena de “A Voz do Campeão”: início da década de 30, o ato solene de fundação em 10 de janeiro de 1931, após árduo processo de extinção, no ano anterior, e junção dos dois times Associação Atlética da Bahia e Bahiano de Tennis. Com jogadores desempregados, os times antes rivais se juntam na adversidade, para formar o Esporte Clube Bahia, que ainda era chamado de Baianinho, quando a equipe mista ainda jogava com a camisa de um time e calção do outro.


O texto construído em parceria por João Alfredo Reis e Edvard Passos  faz justa homenagem ao principal patrimônio do clube de futebol baiano: a sua torcida, estimada hoje em seis milhões de pessoas. A elaboração dramatúrgica demandou intensa dedicação, incluindo pesquisa de campo desde 2002, quando surgiu a ideia aos autores em meio à realização de uma partida na Fonte Nova. Daí em diante, muitos jogos compartilhados e muitas fontes consultadas, entre livros e outros registros bibliográficos, videográficos e fonográficos.


Além de livros-referência da octogenária história do time tricolor, os criadores do espetáculo “A Voz do Campeão” tiveram a felicidade de contar com imagens do colecionador Álvaro Brandão, que reúne em seu banco de vídeos, registros de jogos antológicos, depoimentos de torcedores e comentaristas, a partir de 1914. Do Bahia em particular, as imagens mais antigas datam de 1961, que mostram a disputa com o Santos, decidindo o Campeonato Brasileiro. O acervo conta ainda com fotos fixas da época da fundação do clube.


Outra fonte importante, sobretudo para a feitura da trilha sonora assinada por Marcos Carvalho, foi o disco editado pelo radialista esportivo Oldemar Seixas, que traz músicas compostas e ou interpretadas por artistas-torcedores do time tricolor. Nele há clássicos como “Campeão dos Campeões”, do compositor Zé Pretinho, e interpretações de Caetano Veloso e Novos Baianos. Os sucessos musicais de épocas marcantes do time e que ajudam a contextualizar o período fazem parte do material da trilha, que inclui ritmos diversos, a exemplo de marchinhas, boleros, samba, música-disco dos anos 70, frevo e hits do carnaval baiano. Locuções futebolísticas tanto historicamente reais, como as ficcionais da trama dramatúrgica estão na teia de audições do espetáculo.


Ficha Técnica

Texto: João Alfredo Reis e Edvard Passos

Direção: Edvard Passos

Assistência de direção: Daniel Farias

Elenco: Agnaldo Lopes, Alan Miranda, Daniel Farias, Leandro Villa e Talis Castro

Elenco de apoio e percussão: Rei Freitas

Coreografia: Eri Sousa

Iluminação: Irma Vidal

Cenografia: Rodrigo Frota

Figurino: Miguel Carvalho

Adereços: Maurício Pedrosa

Uniformes de época: Paulo Borges

Projeto gráfico: Rinha Comunicação

Operação de som: Vitor Alves

Operação de luz: Tacira Coelho

Contra-regragem: Valfredo Oliveira

Direção de Produção: Simone Carrera

Produção Executiva: Eri Sousa

Realização: Sole Produções e Xangô Produções

Assessoria de Imprensa: Doris Pinheiro


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.