Fundação Gregório de Mattos divulga programação de espaços culturais em janeiro
Fundação Gregório de Mattos divulga programação de espaços culturais em janeiro
Dois dos principais espaços culturais administrados pela Prefeitura por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM) ? o Espaço Cultural da Barroquinha e o Teatro Gregório de Mattos – iniciam as atividades no novo ano prometendo agitar pela primeira vez, de forma simultânea, o verão da capital baiana. Até o dia 31 deste mês, a programação ?Cultura e Refresco para o Verão de Salvador? contemplará apresentações de dança, teatro, audiovisual e muita música, além do engajamento com questões sociais ao celebrarem o Dia de Combate à Intolerância Religiosa (21) e o Dia da Visibilidade Trans (29), aproveitando para convidar o público a refletir sobre estes assuntos.
O Espaço Cultural da Barroquinha inicia a programação na próxima sexta-feira (8), às 19h, com a irreverência do cantor e compositor Paquito, com nova apresentação no dia 15. Com participação especial de parceiros musicais, na primeira noite o artista recebe Gerônimo Santana e, na segunda noite, Ronei Jorge. Nos sábados e domingos, dias 9, 10, 16 e 17, sempre às 19h, a Cia Toca de Teatro apresenta o espetáculo ?Bululu?, que reflete sobre o lugar do teatro e do homem no mundo. Já no sábado, dia 23, o pátio da Barroquinha será ocupado pelo Tuk Tuk, com uma proposta artística multilinguagem liderada pela cantora Sylvia Patricia e Banda.
Para celebrar o Dia de Combate à Intolerância Religiosa, no dia 20, a cantora e compositora Mariella Santiago faz única apresentação que coincidirá ainda com o lançamento do DVD ?Ella?, gravado em Salvador. No dia 21, às 15, a União de Negros pela Igualdade (Unegro) promove a 1ª Rodada do Ciclo de Debates, que tem como tema ?Limites e Desafios Institucionais de Enfrentamento à Intolerância Religiosa no Brasil?. No mesmo dia, às 19h, acontece o lançamento do documentário ?Akará Bola de Fogo?, que promove o diálogo em relação à conflitante realidade do acarajé, tradicional prato afro-brasileiro que vem sofrendo uma série de adaptações regidas pelo credo religioso de quem o prepara e comercializa.
No dia 22, será a vez da cantora Savannah Lima apresentar o show ?Oferendas?, com uma sequência de canções de autoria da artista, bem como de interpretações de músicas que consagram as divindades afro-brasileiras. Para finalizar, no dia 24 será a vez das crianças serem contempladas com mais uma edição do evento ?Ogum?s Toquinhos?.
TGM – Já o Teatro Gregório de Mattos (TGM) terá programação iniciada com dança. Nos dias 8 e 15, às 19h, a Bamberg Cia de Dança apresenta o espetáculo ?Bênção?, que homenageia o poeta Vinicius de Moraes. Nos sábados 9, 15 e 23, às 19h, a cantora Juliana Ribeiro, acompanhada pelo pianista Fernando Marinho, volta a apresentar o show ?Na batucada da Vida?, em homenagem a Ary Barroso.
Os domingos 10, 16 e 24, sempre às 17h, acontecem intervenções artísticas unindo literatura, música e cinema em homenagem aos poetas Torquato Neto e Wally Salomão, tudo isso integrando o projeto ?Low Fi: Processos Criativos #ve.rão?, idealizado por Edbrass Brasil. A dança de salão tomará conta do espaço, nos dias 20 e 27, às 19h, com Cia de Dança Interações que, com o espetáculo homônimo, promete realizar um baile onde tudo acontece.
No dia 21, às 19h, acontece apresentação única do show ?Re-Montando Fawcett?, onde o cantor Edbrass Brasil canta o repertório do disco ?Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros?. Já no dia 22, também acontece única apresentação do Combo de Nós 3, show coletivo que levará ao palco do TGM os grupos Tropical Selvagem e o Fun Fun Du Du. O projeto Bahia Experimental, idealizado pelo músico Tiago Trad, acontece no dia 28, às 19h, tendo como tema ?Tambores? e promovendo o encontro de diversos tambores do mundo com a participação de músicos referenciais da percussão baiana representantes de diversas linguagens, como Gabi Guedes, Gilberto Santiago, Jorge Dubman, Japa System e Mario Pam.
Para finalizar a programação de janeiro do teatro, entre os dias 29 e 31, acontece terceira edição do projeto Da Alegria, do Mar e de Outras Consciências, que celebra o Dia da Visibilidade Trans (29). A ação conta com debates, mostras de filmes e apresentações teatrais em torno da temática. Os valores das atrações podem ser obtidos pelos telefones (71) 3202-7880 (Espaço Cultural da Barroquinha) ou 3202-7888 (Teatro Gregório de Mattos).