Festival Movaê movimenta Pelourinho com foco em empreendedorismo negro
Começou nesta quinta-feira (21) e segue até sábado (23) o "I Festival Movaê – Empreendedorismo Negro, Inovação, Tecnologia e Economia Criativa", no Pelourinho, em Salvador. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Turismo (Setur) e Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), como parte da programação do "Novembro Negro 2024".
Gratuito e aberto ao público, o evento ocupará ruas e largos do Centro Histórico de Salvador com oficinas, desfiles de moda, painéis, cortejos, feiras e shows musicais. A secretária da Sepromi, Angela Guimarães, ressaltou o objetivo do festival de fortalecer o protagonismo negro e fomentar políticas públicas.
“A nossa intenção é trazer o conjunto dos empreendimentos liderados por pessoas negras nas mais variadas áreas e fazer um grande encontro para dar visibilidade a essas iniciativas. Queremos integrar experiências da Bahia com outras de âmbito nacional e impulsionar políticas públicas para apoiar o empreendedorismo negro”, destacou Angela.
Tecnologia e inovação como destaque
Além do empreendedorismo, o festival também busca incentivar a inovação e a tecnologia entre os jovens. De acordo com o secretário da Secti, André Joazeiro, o estímulo começa na educação básica e científica.
“Estamos promovendo a cultura tecnológica nas escolas. Queremos que o jovem aprenda a inovar e chegue à universidade preparado para empreender, com apoio do Estado, para que ele seja o próximo dono de uma empresa,” explicou o secretário.
Jovens e empreendedorismo
Quinze estudantes do Colégio Estadual Professora Maria Anita, localizado no bairro de Periperi, participaram da abertura do festival. Entre eles, Vitória Eduarda destacou a oportunidade de aprendizado e conexão com a cultura negra.
“Sempre tive paixão por empreendedorismo. Sempre quis ter uma empresa ou algo relacionado a isso. E o empreendedorismo negro é muito bonito, muito bom. Aqui no Pelourinho, a gente vê bastante disso", afirmou a estudante.
Programação diversificada e convidados de destaque
Durante os três dias, os Largos Pedro Archanjo, Tereza Batista e Quincas Berro D’Água receberão uma programação com personalidades locais e nacionais. Entre os destaques estão a CEO do Movimento Black Money, Nina Silva; a estilista Carol Barreto; a cineasta Viviane Ferreira; e o ator Sulivã Bispo.
O jornalista Maurício Pestana, CEO da Revista Raça Brasil, também participa e enfatizou a importância de oferecer informações práticas aos empreendedores.
“Uma das dificuldades do jovem empreendedor é entender linhas de crédito e identificar oportunidades. Esse será um dos pontos que vamos debater,” disse Pestana.
Espaço para geração de renda
A Feira Afro Bahia, organizada em parceria com a Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, é uma das iniciativas do festival que promove a economia criativa.
A comerciante Evelyn Cunha, expositora da feira, celebrou a oportunidade.
“É muito importante esse tipo de evento, principalmente para os empreendedores. Temos a chance de vender nossos trabalhos e ser valorizados por quem aprecia o que fazemos”, destacou.
O festival promete movimentar o Pelourinho, promovendo não apenas o empreendedorismo negro, mas também a inovação, a cultura e a economia criativa como pilares de transformação social.
Siga a gente no Insta, Facebook, Twitter e Bluesky. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).