Daniela Mercury convoca Maria Bethânia a subir no trio em coletiva sobre o carnaval
Daniela Mercury convoca Maria Bethânia a subir no trio em coletiva sobre o carnaval
A Rainha do Axé, Daniela Mercury, convocou a imprensa para falar sobre as novidades que trará para o carnaval 2015, em Salvador. A coletiva aconteceu na tarde desta quinta-feira (05) na sala 1 do Cine Glauber Rocha, na Praça castro Alves. Vestida de Rainha Má, tema da sua atual música de trabalho e também do seu carnaval, Daniela anunciou uma série de homenagens que realizará durante seus desfiles na folia. Entre as homenageadas, está Maria Bethânia e seus 50 anos de carreira. Daniela pretende cantar sambas que ficaram famosas na voz da filha de Santo Amaro da Purificação, como “O que é o que é” e “Sonho Meu”. O Aratu Online quis saber da Rainha se existe a possibilidade de um dueto com Bethânia em cima do trio, mas por enquanto não há nada confirmado. Daniela aproveitou a pergunta para fazer um convite público à cantora: “Ela sabe que meu palco é dela. É um sonho meu. Alguns amigos me disseram até que eu e ela juntas faremos o palco derreter! Já fiz o convite pro carnaval algumas vezes, mas ainda não consegui. Desta vez vou fazer com mais intensidade. Bethânia, lhe faço um convite público. O meu palco vai se encher de luz com a sua presença”.
Outras homenagens
Além de Bethânia, neste carnaval Daniela homenageia os 30 anos de Axé e os 50 anos da Jovem Guarda. A Rainha disse que chegou a convidar Wanderléa para participar do desfile, mas a agenda da cantora não possibilitou o encontro. Músicas como Pare o Casamento, É Proibido Fumar, Quando, Esqueça e outras emblemáticas do período serão interpretadas por Daniela. “Também vou tocar ‘estou amando loucamente, a namoradinha de um amigo meu'”, cantarolou a cantora, numa discreta menção à esposa, Malu Verçosa, que arrancou sorrisos dos presentes. Para a homenagem à Jovem Guarda, Daniela estará no trio acompanhada por Danny Nascimento e Daniela Tourinho, ao estilo da época, com seu trio “As Danielas”.
Daniela fará ainda um dia de afirmação das mulheres, um dia feminista, cantando músicas relacionadas ao tema e fazendo performances inusitadas , marcantes e ousadas com os bailarinos e com a dupla baiana chamada The Fabulous, formada por Mychel beckhtold e Lucas Souza.
Rainha Má
Daniela Mercury vai incorporar a personagem rainha Má que vem para questionar o bem e o mal e para celebrar a arte baiana nesses 30 anos de Axé Music. Durante a coletiva, a artista disse que a inspiração para a música, que deu origem ao tema do carnaval, veio de momentos compartilhados com a filha Ana Isabel. Daniela disse ter percebido que a filha gostava mais das vilãs dos contos de fadas. ” A Rainha Má tentou imobilizar o povo, mas os brasileiros já está parado, sem ação. Um povo que não dá o devido valor à educação já tem imobilizações demais. Então a Rainha tentou deixar os brasileiros culpados, mas nós sempre colocamos a culpa no próximo, então também não funcionou. Daí a Rainha Má tentou colocar medo nas pessoas, mas o povo já vive com tanto medo, com tanta violência, que também não surtiu efeito. Um povo que fala mal de si mesmo, que tem um olhar negativo sobre si mesmo, se auto amaldiçoou. Foi aí que a Rainha teve a ideia de tirar dos brasileiros a criatividade, a imaginação, a arte. Ela decretou que todos teriam que viver na mais pura realidade. Nesse carnaval iremos quebrar a maldição com três grandes provas de amor. O povo deve cantar canções que o representem, que mostrem seu amor por si mesmo. A Rainha deve cantar e, na terça-feira, todos os artistas da cidade devem cantar juntos uma canção para a Rainha do Axé acordar”, explicou Daniela.
O figurino de Daniela também tem inspiração na figura da Rainha Má. Criado pelo estilista mineiro Eduardo Suppes e produzido pela grife da mesma cidade, Divina Pele, as peças foram desenhadas depois de longas conversas com Daniela. Os vestidos são sexies e ricos em bordados e estampas exclusivas.
O Triatro, trio elétrico da artista, que tem três andares, receberá atores, bailarinos e cantores que farão encenações com a Rainha Má. A primeira maldição vai acontecer na sexta-feira, 13, durante a 17ª apresentação consecutiva de Daniela Mercury no trio sem cordas.
Crocodilo
Além de comemorar os 30 anos do Axé Music, Daniela vai celebrar também os 20 anos dela e do crocodilo na Barra. Com criatividade e ousadia, ela teve coragem de mudar o circuito e consolidar assim o espaço na orla da cidade como circuito. São 20 anos de Crocodilo na Barra e o bloco desfila domingo e segunda trazendo nos abadás e no LED do trio a frase comemorativa “Eu sou o primeiro da Barr, eu sou o carnaval”, em alusão à letra de Canto da Cidade, uma dos maiores sucessos de Daniela Mercury.
Contadora de histórias
No sábado de carnaval, Daniela será uma contadora de histórias para crianças. Ela vai fazer uma participação na Vila Infantil do Itaú, na Praça do campo Grande, onde contará para a criançada a história do carnaval baiano.
Campo Grande
Para finalizar o carnaval, Daniela Mercury, depois de 20 anos desfilando na Barra, volta ao Campo Grande sem cordas na terça de carnaval. “Um dia Malu recebeu a notícia e saiu gritando ‘Conseguimos, vamos subir!’. Eu não conseguia dizer uma palavra. Pra mim vai ser uma emoção muito forte, subir a Avenida Sete e olhar para Castro Alves”, disse a cantora em meio a lágrimas. Para trazer com alegria o futuro da nossa música, a Rainha convidou o grupo Quabales, formado por crianças e adolescentes e criado pelo percussionista baiano do Stomp que vive em Nova York, Marivaldo dos Santos.