Audiolivro reúne histórias de comunidade indígena baiana; escute gratuitamente

O povo Tuxá vive atualmente nos limites dos municípios de Rodelas e Ibotirama, mas originalmente habitavam a Ilha da Viúva

Por Da Redação.

Audiolivro reúne histórias de comunidade indígena baiana; escute gratuitamenteredes sociais/Instagram/@__nanike/Vítor Tuxá

O  projeto "Tuxá Kiniopará: um presente do passado para o futuro" reuniu histórias da comunidade indígena Tuxá Kiniopará, situada em Ibotirama, na Bahia, em um audiolivro. O resultado pode ser escutado gratuitamente no canal do youtube ou no perfil do spotify.

O povo Tuxá vive atualmente nos limites dos municípios de Rodelas e Ibotirama, mas originalmente habitavam um complexo de ilhas no baixo médio do São Francisco, em especial a Ilha da Viúva.

Seu território sagrado, no entanto, foi submerso pela construção da hidrelétrica de Itaparica na década de oitenta. Com suas terras tradicionais inundadas se viram obrigados a se deslocarem para outro território e corriam o risco de perder suas histórias.

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.