Marcada pelo sincretismo religioso, Festa de Santa Bárbara acontece no dia 4 de dezembro em Salvador
A Santa, reconhecida por proteger os devotos durante as grandes tempestades, é celebrada como Iansã pelos seguidores das religiões de matriz africana
No dia 4 de dezembro, todas as ladeiras do Pelourinho ficam cobertas de vermelho, e o cheiro de alfazema domina toda a cidade para a Festa de Santa Bárbara, considerada, desde 2008, Patrimônio Imaterial da Bahia.
A Santa, reconhecida por proteger os devotos durante as grandes tempestades, é celebrada como Iansã pelos seguidores das religiões de matriz africana. Quem for às praças e mercados do Centro Histórico de Salvador no dia 4, vai encontrar muita gente vestida de vermelho e pratos de caruru, prontos para uma das festividades mais marcadas pelo sincretismo religioso da Bahia.
Foto: Amanda Oliveira/Salvador da Bahia
A Festa de Santa Bárbara é comemorada em Salvador desde 1646, ano em que foi instituído o Morgado de Santa Bárbara, com propriedade e capela, no pé da Ladeira da Montanha. Mas, como detalha o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), após um incêndio que destruiu o que restava do Morgado, a imagem de Santa Bárbara, que ficava ali, foi transferida para a Igreja do Corpo Santo e, depois, para a Igreja do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho.
E é da Igreja do Rosário dos Pretos, a partir das 7h, que saem os cortejos, após uma missa. Antes, às 5h, o tempo religioso faz a "alvorada de fogos". Na tradição católica, um trovão soou e um relâmpago caiu na hora da morte da entidade e, por isso, Iansã é saudada pelos trovões. Além disso, a santa é madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados.
Foto: Amanda Oliveira/Salvador da Bahia
Depois, o cortejo vai para a Catedral Basílica de Salvador, passa em frente ao Museu da Misericórdia e segue até o 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na Barroquinha. Chegando lá, os devotos receberão o tradicional banho de mangueira.
SERVIÇO:
Festa de Santa Bárbara
Quando: 4 de dezembro (segunda-feira), a partir das 7h
Onde: o cortejo sai da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Largo do Pelourinho, até o 1º Grupamento de Bombeiros Militar, na Barroquinha.
Foto: Amanda Oliveira/Salvador da Bahia
O projeto Festas Populares é apoiado pela Brilux, Arena Aposta Esportiva e pelo Salvador Shopping
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!