Primeiro Festival Literário e Artístico de Rio de Contas será realizado em outubro
O evento trará como tema “Rio de Contas 300 anos: resistência e memórias no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”
As datas do 1º Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc), que vai movimentar a Chapada Diamantina, já foram definidas. Entre os dias 19 e 22 de outubro, o Fliarc reunirá literatura, arte, cultura, música e mesas de conversa.
O evento traz como tema “Rio de Contas 300 anos: resistência e memórias no Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia”, e presta diversas homenagens a artistas que influenciam ou influenciaram as artes.
O lançamento oficial da programação acontece no dia 11 de agosto, às 19h, durante evento que será realizado no Club Rio Contense, no Centro de Rio de Contas.
O FLIARC
Sendo um dos polos de ecoturismo do estado, Rio de Contas também é conhecida pela popularidade de seu artesanato, e ao promover o seu primeiro festival literário e artístico entra para o calendário oficial de manifestações lítero-culturais da Bahia. Com uma programação que contempla atividades diversas e para todas as idades, o Festival acontecerá nas principais ruas da cidade, promovendo ocupação dos espaços públicos, valorizando artistas locais e outras personalidades baianas.
Em sua primeira edição, o festival irá celebrar cinco personalidades, algumas delas nascidas em Rio de Contas e povoados do seu território. Membro da Academia de Letras da Bahia, da Academia de Críticos de Arte, Professor Honoris Causa da UFBA, Juarez Paraíso, nascido no distrito de Arapiranga, é escultor, pintor e desenhista, e neste ano está comemorando seus 90 anos.
Outros quatro artistas da região terão homenagens póstumas: a ativista política Maria Brandão, o maestro Esaú Pinto, a escritora Esther Trindade e o artista Zofir Brasil. Eles representam a importância de Rio de Contas e sua contribuição para a singularidade das expressões artísticas e intelectuais da Chapada Diamantina.
O Fliarc é realizado pelo Coletivo Raiz Doce, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), e apoio da Prefeitura Municipal de Rio de Contas; Academia de Letras da Bahia; IPHAN – Superintendência Bahia; Núcleo Territorial de Educação 03 – Seabra; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB e Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
A estimativa é de que a cidade receba mais de 20 mil pessoas durante os quatro dias de Festival. A programação completa do Fliarc poderá ser acessada nos canais oficiais de divulgação. Acompanhe as principais notícias no perfil oficial do Instagram.
LEIA MAIS: Salvador recebe exposição interativa sobre Luiz Gonzaga; mostra contempla audiovisuais
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!