Decreto reconhece Samba de Roda do Recôncavo como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado
Decreto reconhece Samba de Roda do Recôncavo como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado
O Samba de Roda do Recôncavo Baiano foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, após decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (5/3).
Os estudos para reconhecer o Samba de Roda como Patrimônio Imaterial foram produzidos pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secul).
O Samba do Recôncavo é considerado uma das joias da cultural brasileiro. Ele é misto de expressão musical, coreografia característica, poética abrangente, presente em momentos festivos, e incide praticamente em todo estado da Bahia, sendo que é na região conhecida como Recôncavo, que se encontra uma maior concentração de grupos de sambadeiras e sambadores da manifestação cultural.
Para a gerente de Patrimônio Imaterial do Ipac, Nívea dos Santos, a patrimonialização é o primeiro passo para uma política pública mais ampla, além do reconhecimento cultural e produção de conhecimento do bem registrado.
LEIA MAIS: GRATUITO: As Ganhadeiras de Itapuã e Panteras Negras se apresentam na 'Casa Respeita as Mina'
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.