COM BULE BULE: Público lota Biblioteca Central para o Café com Cordel
COM BULE BULE: Público lota Biblioteca Central para o Café com Cordel
A literatura de cordel tem várias formas de encantar as pessoas. E na tarde desta quita-feira (19/4), a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris) ficou pequena para quantidade de pessoas que foram apreciar o Café com Cordel, que contou com a participação do repentista baiano Bule Bule.
“O bom filho a casa retorna”, destacou o artista, que durante 17 anos trabalhou na unidade coordenada pela Fundação Pedro Calmon/SecultBa. “A Fundação é portadora de um núcleo de pesquisa de literatura de cordel riquíssima, um dos melhores do país. Então, se ela realiza eventos motivando a literatura de cordel, cabe a nós que a produzimos, apoiarmos”.
O evento marca a primeira edição do Projeto Café com cordel e teve a participação dos artistas Zezão Pereira, Tel Guedes, Humberto Magno e Shalon Adonai. Segundo a diretora da Biblioteca, Naiara Andrade essa é uma forma divulgar o acervo sobre o cordel composto por aproximadamente 4 mil títulos.
LEIA MAIS: BOA AÇÃO: Jau faz show gratuito neste domingo em prol do Hospital Martagão Gesteira
“Esse é o papel da Biblioteca Central, seja através da forma escrita ou falada mostrar a população que a leitura pode ser feita de formas diferentes. O público pode conhecer parte do nosso acervo que é composto também de xilogravuras e conhecer essa literatura”, destaca Naiara.
O público dançou, cantou e conheceu um pouco sobre a diversidade do Estado. “A literatura de cordel trabalha as questões políticas e sociais do sertão, lugar tão próximo da gente, mas que conhecemos pouco o universo sertanejo”, ressaltou a historiadora Laís Costa.
Para o estudante Anderson Santos 22 anos, a Biblioteca deve realizar mais eventos como esse. “É algo realmente fantástico enfatizar a literatura de cordel e, a Biblioteca está fazendo com que essa literatura seja disseminada a toda a sociedade”, disse.
CONFIRA AS PRINCIPAIS DESTA SEXTA-FEIRA (20/4):
LEIA MAIS: MISS BAHIA 2018: Moradora do bairro de Santa Cruz vence concurso e vai representar estado
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.