DSTS NO CARNAVAL: Exames detectam mais de 130 foliões infectados na folia
DSTS NO CARNAVAL: Exames detectam mais de 130 foliões infectados na folia
Carnaval é tempo de diversão e brincadeira, mas também de ficar ligado na saúde. Desde a ultima quinta-feira (8/2), a Secretaria da Saúde do Estado tem reforçado o cuidado com quem curte o Carnaval em Salvador e Porto Seguro, disponibilizando testes gratuitos para detecção de HIV/Aids, sífilis e hepatites virais.
Na capital, os pontos de atendimento funcionam no circuito Dodô: na Avenida Ademar de Barros, em Ondina, e na Avenida Centenário, na Barra. Até esta segunda-feira (12/2), mais de 4,6 mil testes já foram realizados em Salvador, identificando 22 foliões infectados com HIV e outros 112 reagentes para hepatite B (4), C (9) e sífilis (99).
LEIA MAIS: PAQUERA NA FOLIA: Aplicativos ficam de fora do circuito e foliões investem no ?olho no olho?
“É importante o diagnóstico precoce para que o tratamento possa ser iniciado o quanto antes. Os testes são feitos de maneira bem simples e rápida. O sangue é colhido da ponta dos dedos e posteriormente avaliado”, explica a coordenadora do Programa Estadual de IST/Aids da Sesab, Aparecida Rodrigues. Os testes rápidos para sífilis e hepatites B e C são de triagem, o que torna necessários exames confirmatórios posteriormente em uma instituição de saúde.
A Sesab também está distribuindo preservativos nos circuitos da folia. A expectativa é que pelo menos 1 milhão de unidades sejam entregues aos foliões em Salvador e Porto Seguro.
LEIA MAIS: ?VERGONHA?: Nas redes sociais, Bruno Gagliasso critica ação da PM no Carnaval de Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline