Cultura

Cineclube em Lençóis exibe filme sobre as Yalorixás do candomblé da Bahia

Cineclube em Lençóis exibe filme sobre as Yalorixás do candomblé da Bahia

Por Da Redação

Cineclube em Lençóis exibe filme sobre as Yalorixás do candomblé da BahiaDivulgação

A força e a soberania das mulheres no candomblé da Bahia é o tema do documentário “A Cidade das Mulheres”, que será apresentado na próxima sessão do Cineclube Fruto do Mato em Lençóis, na Chapada Diamantina. A exibição desta terça-feira, dia 16, conta com a presença do diretor do filme, Lázaro Faria.


O longa-metragem, lançado em 2005, é baseado no livro da antropóloga norte-americana Ruth Landes, que esteve na Bahia, em 1939, pesquisando a raça negra e se surpreendeu com a importância das mulheres dentro do candomblé, formando nos terreiros uma organização matriarcal.


O documentário traz depoimentos das mais importantes mães de santo de Salvador, entre elas Mãe Stella de Oxossi, do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais antigos e conceituados da Bahia. “A Cidade das Mulheres” é ilustrado com imagens das festas populares baianas e dos cultos africanos, além de retratar a questão do sincretismo religioso no Brasil.


O diretor Lázaro Faria começou a carreira trabalhando como produtor de rádio, cinema e TV em Minas Gerais.  Em 1976, se mudou para Salvador e realizou diversos documentários e curtas-metragens de ficção, a maior parte deles relacionada à cultura negra. “A Cidade das Mulheres” é seu primeiro longa-metragem.


As sessões do Cineclube Fruto do Mato acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano e apresenta os mais importantes e premiados filmes realizados na Bahia. A população de Lençóis e os turistas que visitam a região têm a oportunidade de conhecer obras de cineastas consagrados do cinema baiano, como Glauber Rocha e Edgar Navarro, e também dos novos diretores que fazem parte do cinema contemporâneo da Bahia.


O cineclube é uma realização da Cinepoètyka e Grãos de Luz e Griô, através do Edital Setorial de Audiovisual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.