XII Panorama discute e estimula a diversidade audiovisual
XII Panorama discute e estimula a diversidade audiovisual
O XII Panorama Coisa de Cinema, que acontece entre 9 e 16 de novembro, promete debater sobre preservação do audiovisual no Mercosul e o circuito popular de cinema. Na ocasião, pesquisadores, gestores e cineastas da Argentina, Uruguai e Brasil estarão presentes. O evento ocorre no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, com acesso gratuito.
A diretora do Museu do Cinema Pablo Ducros Hicken (Buenos Aires), Paula Felix-Didier; o produtor Juan Jose Mugni, integrante da Coordenação Latinoamericana de Arquivos de Imagens em Movimento (Claim); a pesquisadora argentina Marcela Cassinelli; e a produtora uruguaia Lorena Pérez comandarão a mesa ?Preservação do Audiovisual no Mercosul?, no dia 10, às 15h10, e será mediada pela vice-diretora do Centro, Laura Bezerra.
Já a mesa ?Circuito Popular de Cinema?, que acontece dia 12, às 14, objetiva estimular as pessoas a conhecer a diversidade do cinema nacional e mundial, rompendo com o hábito de ver sempre obras semelhantes. (12/11, às 14h). Estarão presentes, na mesa, o pesquisador Alfredo Manevy, que coordenou a elaboração do Plano Nacional de Cultura (Lei 12343/2010) e da nova legislação de fomento à cultura, o Procultura; o ator e diretor Bertrand Duarte; e o idealizador do Panorama Internacional Coisa de Cinema, Cláudio Marques.
A sequência termina no dia 16, às 14h40, com o debate ?O Cinema Baiano e os 100 Melhores Filmes Brasileiros? a fim de abordar a presença da produção baiana e seus artistas na história do cinema brasileiro. Os críticos Adalberto Meireles, Rafael Carvalho e Amanda Aouad integrarão a mesa.