Universidade do Recôncavo lança livro com olhar crítico sobre cultura
Universidade do Recôncavo lança livro com olhar crítico sobre cultura
A Editora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lança nesta quarta-feira (20/7) o livro Olhares interdisciplinares – Fundamentos em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas. A obra é uma coletânea de artigos assinada por 19 professores e abrange os campos da cultura. O lançamento ocorre no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro, Recôncavo Baiano.
Organizado pela professora e jornalista Nadja Vladi, a obra é dividida em três partes (Políticas de Formação Interculturalidade e Interdisciplinaridade; Música e Cultura; Políticas e Gestão Cultural). A música é o foco de diferentes e complementares olhares. Nadja Vladi e Tatiana Rodrigues Lima partem de uma perspectiva culturalista para entender o processo de comunicação da música popular. Em seguida, Macello Medeiros faz um instigante estudo sobre a produção musical. Armando Castro e Tatiana Rodrigues Lima se debruçam sobre o movimento musical Manguebeat para analisar polifonias e territorialidades. E Juvino Alves Filho nos apresenta as práticas educativas de Manuel Tranquilino para a formação de músicos de banda e filarmônicas no interior Bahia
A última parte do Olhares Interdisciplinares aponta para a complexidade dos estudos das políticas culturais. Introduzindo o tema, as pesquisadoras Laura Bezerra e Mariella Pitombo esclarecem questões sobre o papel do Estado no campo político-cultural. O capítulo seguinte, assinado por Daniele Canedo e Paula Félix, nos apresenta um panorama sobre o tema na América Latina e faz uma reflexão crítica do papel do Estado na condução da cultura. Marcelo Dantas e Daniele Canedo encerram esse primeiro volume em um passeio histórico sobre as origens da economia da cultura.
SERVIÇO:
Olhares interdisciplinares – Fundamentos em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas
Editora da UFRB
Preço: R$ 30,00
Dia: 20 de julho (quarta-feira)
Horário: 17 horas
Local: Teatro Dona Canô (Santo Amaro, Bahia)