Cultura

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ: Tudo que você precisa saber antes de assistir o filme romântico mais badalado de 2016

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ: Tudo que você precisa saber antes de assistir o filme romântico mais badalado de 2016

Por Da Redação

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ: Tudo que você precisa saber antes de assistir o filme romântico mais badalado de 2016

Do site Cine Pipoca Cult, parceiro do Aratu Online.


Como Eu Era Antes de Você.


O título do filme, que também é o do romance em que foi inspirado, traz um pouco desse ideal romântico de encontrar alguém que nos marca profundamente a ponto de nos sentirmos outra pessoa após sua passagem em nossa vida. Pode parecer tolo para alguns, mas extremamente simbólico para outros.


O filme de Thea Sharrock, roteirizado pela própria autora do livro, Jojo Moyes, consegue traduzir esse clima romântico, principalmente pela construção carismática de seus protagonistas Will Traynor e Lou Clark. Emilia Clarke e Sam Claflin conseguem construir empatia com o público e uma química entre eles, mesmo com algumas caracterizações tolas da protagonista feminina, quase uma criança grande que precisa ser guiada.


Como Eu Era Antes de Você - filme


Na verdade, eles estão ali reencenando um dos argumentos universais, o de Cinderela. A moça pobre, simples que conhece o seu príncipe encantado que irá transformar sua vida. Pois, não se enganem, apesar de Lou ser contratada pela mãe de Will para cuidar dele que ficou tetraplégico após um acidente, é na transformação dela que o filme foca. E isso fica muito claro na cena final.


Isso não significa que Will Traynor não tenha também sua redenção. Um empresário bem sucedido, bonito, atlético e bom vivant, ele vê sua vida “destruída” após o acidente. Ficar tetraplégico fez de Will um homem sem sonhos ou ambições que não seja a própria morte. Ele vê em Lou não uma mulher para amar, mas uma forma de ser ainda útil. Esse é o sentimento que o move, se sentir útil é outra ambição humana, além de ser amado.


Jojo Moyes talvez não perceba, no entanto, o quão leviana acaba sendo sua história em alguns pontos de vista, principalmente o dos deficientes físicos. Muitos estão por aí vivendo e sendo úteis, superando desafios, inclusive. Imagine se Stephen Hawking resolvesse se matar com o avançar da doença, por exemplo? A maneira superficial como trama temas profundos, acaba sendo um ponto negativo para a obra se formos analisá-la friamente. E olha que nem entro na questão religiosa que já daria outro filme só para discutir isso.


Como Eu Era Antes de Você - filme


Por outro lado, ao não aprofundar esse tema, o filme constrói seu próprio ponto de vista. O de que cada um faz da vida o que deseja e que estamos no mundo, não para mudar os outros, mas para aceitá-los como eles são. Ou talvez para ajudá-los a perceber o que realmente são ou desejam. Porque se Will era infeliz em sua vida limitada e doente. Lou também o era, ainda que em uma aparente alegria disfarçada. Seu namorado era um egoísta que não a via de fato, sua família por mais que a amasse, a prendia, e ela não sabia, de fato, o que queria da vida.


É nessa premissa e nessa teia que Thea Sharrock vai nos envolvendo e nos sentimos contemplados ao acompanhar a história de Will e Lou como um conto de fadas possível. O filme é leve, doce, com cenas poéticas e envolventes como a dança no casamento, a ida ao concerto ou a visita às ruínas do castelo. É uma suspensão da realidade que não foca seu ponto nas dores e necessidades de superação. O que importa é o encontro dos dois e como eles podem ser modificados por isso.


Como Eu Era Antes de Você é, antes de tudo, um melodrama. Uma obra que foca na emoção, que quer te fazer chorar e sonhar com um encontro de almas assim. E nisso ele é extremamente competente. Ele busca despertar os desejos mais íntimos do ser humano: ser amado e se sentir útil para alguém. Não fomos mesmo feitos para viver sozinhos. Todo o resto é apenas roupagem e reaproveitamento de ideias já vistas.



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.