Cine Educar realiza oito sessões para estudantes nesta semana
Cine Educar realiza oito sessões para estudantes nesta semana
O projeto Cine Educar entra na sua terceira semana e prossegue com sua missão de promover a relação entre o cinema, a cidade e a educação por meio uma mostra de filmes nacionais, voltada para estudantes da rede pública de ensino e jovens com deficiência auditiva. As exibições em Salvador seguem até o próximo dia 17 e, em seguida, o projeto segue para Feira de Santana no mesmo formato.
Os filmes exibidos têm como eixo central a relação entre o cinema e a cidade. Cada sessão é sucedida de bate-papo com convidados, que mediam a discussão a partir dos temas sociais abordados nas películas como educação, cultura, religião e regionalidade, incentivando o exercício da cidadania através da arte.
Serão, no total, 20 sessões cinematográficas que estão exibindo filmes como como ?Saneamento básico, o filme?, ?Trampolim do Forte?, ?Contracorrente?, ?Capitães de Areia? e ?Jardim das Folhas Sagradas?. O longa ?Que horas ela volta?? contará com sessões com legendagem para pessoas com deficiência auditiva.
O Cine Educar é uma realização da Multi Planejamento Cultural em parceria com o Circuito Saladearte e conta com o patrocínio da rede GBarbosa e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Os filmes estão sendo exibidos na Saladearte Cine Paseo, Saladearte Cinema do Museu e Saladearte Cinema da UFBA.
Após cada exibição, o filme funciona como propulsor de um debate entre os estudantes mediado por professores, que apoiam na discussão sobre os temas sociais abordados na película. Todos os professores envolvidos no projeto Cine Educar são da Universidade Estadual da Bahia ? Uneb. Entre eles, Elizeu Clementino Souza, que assina a coordenação pedagógica do projeto.
Mais de 2.000 estudantes estão beneficiados pelo projeto, que oferece as sessões gratuitas, além de transporte para o deslocamento dos alunos. Escolas e instituições interessadas poderão agendar turmas para as sessões através do e-mail: multi@multiplanejamento.com.br.
Filmes
?Saneamento básico, o filme? (2007), de Jorge Furtado, utiliza a metalinguagem para abordar temas como a consciência ambiental, a mobilização social, o investimento cultural e ainda ironizar o famoso jeitinho brasileiro.
“Contracorrente” (2014), de Max Gaggino, narra a história de um estrangeiro que, ao chegar a Salvador, é apresentado a uma cidade que está distante dos cartões postais, com seus problemas, mas também belezas invisíveis.
?Trampolim do Forte? (2013), é o primeiro longa-metragem de João Rodrigo Mattos e trata sobre a importância da infância, ao narrar as dificuldades enfrentadas por vários personagens.
?Jardim das Folhas Sagradas? (2011), dirigido por Pola Ribeiro, destaca o preconceito racial e a intolerância religiosa em Salvador.
?Cuíca de Santo Amaro” (2013) , documentário de Josias Pires e Joel de Almeida sobre vida e obra do poeta popular, trovador-repórter e propagandista Cuíca de Santo Amaro, personagem baiano controverso e irreverente.
?- ? (2015), dirigido por Anna Muylaert, trata dos conflitos que acontecem entre uma empregada doméstica do Brasil e seus patrões de classe média, criticando as desigualdades da sociedade brasileira.
Programação da Semana
09/5 (Segunda-feira)
– Cine Paseo – 8h – Filme: Saneamento Básico – Escola Manoel Novaes
– Cinema da UFBA – 14h – Filme: Contracorrente – Escola Manoel Novaes
10/5 (terça-feira)
– Cinema da UFBA – 14h – Filme: Que Horas Ela Volta? – Escola Evaristo da Veiga
11/5 (quarta-feira)
– Cine Paseo – 8h – Filme: Jardim das Folhas Sagradas – Escola Odorico Tavares
– Cinema da UFBA – 14h – Filme: Que Horas Ela Volta? – Escola Evaristo da Veiga
12/5 (quinta-feira)
– Cine Paseo – 8h – Filme: Que Horas Ela Volta? – Escola Odorico Tavares
– Cinema da UFBA – 14h – Filme: Trampolim do Forte – Escola Góes Calmon
13/5 (sexta-feira)
– Cinema da UFBA – 8h – Filme: Saneamento Básico – Escola Manoel Novaes