CARNAVAL, UMA TRINCHEIRA: Por guerra política, sites de Prefeitura e Governo ignoram atrações da ‘concorrência’
CARNAVAL, UMA TRINCHEIRA: Por guerra política, sites de Prefeitura e Governo ignoram atrações da ‘concorrência’
A guerra fria e declarada entre o prefeito ACM Neto (DEM) e o governador Rui Costa (PT) tem reflexos diretos no Carnaval de Salvador deste ano. A festa foi alçada à condição de trincheira política no ano de eleições municipais — a ser realizadas em outubro — e se transformou numa vitrine para as duas principais lideranças locais ostentarem força e organização.
O primeiro sintoma foi detectado quando ambos marcaram uma coletiva quase no mesmo horário às vésperas da festa. O evento de ambos, tanto do carlista quanto do petista, tinha a mesma finalidade: divulgar os investimentos de Prefeitura e Governo, respectivamente, na folia.
http://www.aratuonline.com.br/noticias/carnaval-e-politica-as-vesperas-da-festa-governo-e-prefeitura-mostram-suas-fichas/
Agora a situação se repete nas páginas oficiais do Carnaval. O folião desavisado que quiser checar a programação dos blocos no site da Prefeitura, por exemplo, não vai encontrar nenhuma menção às atrações patrocinadas pelo Estado. A mesma situação se repete no site do governo: nada dos trios independentes disponibilizados pela Prefeitura.
São órgãos oficiais negligenciando a cobertura da própria festa.
Confira o exemplo da programação do sábado no circuito Dodô (Barra/Ondina). A Prefeitura não divulga o trio independente Teen Gatas e Gatos, patrocinados pelo governo.
Por outro lado, o governo no sábado, não mostra os seis trios independentes da prefeitura.
Se o folião comparar os horários da programação de cada órgão nos bairros vai perceber também que as atrações foram colocadas em momentos iguais ou bem próximos.
Mas disputa entre Rui e Neto — ainda — abre espaços para posturas diplomáticas. Na abertura oficial no Carnaval, na última quarta-feira (3/2), eles estiveram juntos entregando a chaves da cidade para o Rei Momo.
Nada mais simbólico. As chaves entregues para o guardião da festa.
Agora ambos tentam retomar: as chaves, a cidade e a festa.