Carnaval terá 26 mil agentes de segurança e revista aos foliões, diz Governo
Carnaval terá 26 mil agentes de segurança e revista aos foliões, diz Governo
A operação de segurança para o Carnaval da Bahia 2016 foi apresentada nesta quarta-feira (27/01), em Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), 26 mil servidores do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil e Militar e Departamento de Polícia Técnica (DPT), irão atuar entre os dias 3 e 9 de fevereiro, na capital baiana e em mais 30 cidades do interior.
Uma das novidades para este ano, apresentada pelo Governador Rui Costa e pelo titular da SSP, Maurício Barbosa, é a revista aos foliões. Segundo os dados, serão 48 portais de segurança, onde as pessoas serão revistadas por detectores de metal e poderão passar por uma pesquisa no banco de dados criminal. A iniciativa quer impedir a entrada de armas nos circuitos da festa, e de viabilizar que indivíduos com pendências judiciais sejam detidos.
Operação Abadá
A Operação Abadá 2016 será realizada entre os dias 30 de janeiro e 9 de fevereiro, e envolverá um efetivo de 400 policias militares, que intensificarão a segurança nas imediações dos postos de entregas das fantasias, com o objetivo de prevenir furtos e roubos contra o folião.
O reforço no policiamento preventivo será feito nas vias públicas e nos locais de acesso ao Shopping da Bahia, Parque Atlântico (antigo Aeroclube), Shopping Paralela, Sede do Ilê Aiyê e Shopping Bela Vista, com postos fixos, radiopatrulhamento (carros e motos) e policiamento ostensivo a pé.
Documentos perdidos
Os documentos encontrados pela Polícia Militar nos circuitos do carnaval serão cadastrados e devolvidos ao seu titular. O cidadão pode verificar por meio do site se o seu documento foi localizado.
Os documentos serão devolvidos a partir da primeira segunda-feira após o Carnaval no SAC do Shopping Barra e estarão disponíveis para a retirada durante 30 dias. Após este período, serão encaminhados para os órgãos expedidores. Já o turista poderá reaver seu documento perdido no período do Carnaval no Quartel do Comando Geral da PM, Largo dos Aflitos.