Atriz indicada ao Oscar rebate críticas raciais: ?talvez os atores negros não merecessem estar na lista final”
Atriz indicada ao Oscar rebate críticas raciais: ?talvez os atores negros não merecessem estar na lista final”
A atriz britânica Charlotte Rampling, 69 anos, resolveu remar contra a maré de críticas à falta de indicação de atores negros ao Oscar 2016. Concorrendo a estatueta de melhor atriz pelo seu trabalho em ?45 anos?, ela afirmou que as manifestações contra a falta de pluralidade de cor são uma espécie de “racismo contra brancos” e que “talvez os atores negros não merecessem estar na lista final”. As declarações foram dadas durante entrevista à rádio francesa Europe 1.
Várias personalidades do mundo do cinema se manifestaram publicamente contra o fato de os 20 indicados aos prêmios principais serem brancos. A presidente da Academia de Cinema de Hollywood, Cheryl Boone Isaacs, veio a público e se disse decepcionada com a falta de diversidade. O diretor Spike Lee e os atores Will Smith, Jada Pinkett Smith e Mark Ruffalo criticaram a postura da Academia.
Apesar disso, Rampling apresenta um contraponto a essas opiniões: “Por que classificar as pessoas? Hoje em dia todo mundo é mais ou menos aceito. As pessoas sempre dizem: ‘Ele é menos bonito’; ‘Ele é muito negro’; ‘Ele é muito branco’. Alguém sempre vai dizer: ‘Você é muito isso ou aquilo’… Mas por causa disso devemos concluir que é preciso ter um monte de minorias em todos os lugares?”.