Cultura

Exposição “Índios na janela” em Porto Seguro e Salvador

Exposição “Índios na janela” em Porto Seguro e Salvador

Por Da Redação

Exposição “Índios na janela” em Porto Seguro e SalvadorRuy Penalva/divulgação

A exposição “Índios na Janela” estará em Ilhéus, Porto Seguro e Salvador entre os próximos meses de fevereiro e abril. A mostra é composta por uma coleção de peças indígenas das mais variadas etnias brasileiras, reunidas ao longo de 25 anos pelo ex-funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) Silvan Moreira; e por pinturas de Gildásio Rodriguez, o ?Gil dos índios?.


As cerca de 200 peças artesanais, entre arcos, colares, lanças e bordunas, de tribos como Pataxós, Maxakali e Krenak, e os 20 quadros de faces indígenas estarão à mostra no período de 22 a 28 de fevereiro em Ilhéus, na Terra dos Povos Tupinambás; de 29/3 a 03/4 no Centro Cultural de Porto Seguro e, de 19 a 24 de abril, no primeiro pavimento do Palacete das Artes, na capital.


?A exposição aponta um outro caminho, com o esforço de pensar os indígenas sob o ponto de partida da cultura, de uma janela que se abriu no passado, que continua aberta no presente e mantém-se escancarada pela dimensão contemporânea, permitindo um diálogo com muitas outras tradições culturais?, declara o curador e agente cultural Pawlo Cidade.


Além da exposição, o colecionador Silvan Moreira fará a palestra ?Minha Vida na Tribo? e os índios tupinambás apresentarão o ritual poranci, ao som dos maracás, em cada uma das localidades contempladas com a exposição.


Com entrada gratuita, a mostra é destinada especialmente a estudantes dos ensinos fundamental e médio, pesquisadores, historiadores e professores.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.