Cultura

Salvador e Cachoeira recebem o XI Panorama Internacional Coisa de Cinema

Salvador e Cachoeira recebem o XI Panorama Internacional Coisa de Cinema

Por Da Redação

O centenário do professor, pesquisador, cineclubista e crítico baiano Walter da Silveira (1915-1970) é o tema do XI Panorama Internacional Coisa de Cinema, que exibirá mais de cem filmes produzidos no Brasil e em vários outros países, entre os dias 28 de outubro e 4 de novembro, em Salvador e Cachoeira, município localizado no recôncavo baiano. O evento faz parte do projeto Panorama, uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia.


Walter da Silveira será tema de um seminário sobre sua obra. Está programada também uma matinê especial com o filme ?O Garoto?, de Charles Chaplin, tema da última crítica publicada pelo professor. Em Salvador, as sessões acontecem principalmente no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, na Praça Castro Alves (Centro). Em Cachoeira, a novidade deste ano é a exibição dos filmes no Cine Theatro Cachoeirano, uma construção histórica da cidade.


Mantendo o formato criado em 2013, a competição de filmes baianos reúne longas e curtas. Os longas da 11ª edição do Panorama são “A Loucura Entre Nós”, de Fernanda Fontes Vareille; “Faz-se Filmes”, de Violeta Martinez; e “O Amor dos Outros”, de Deo. Entre os curtas, destaque para “Alegoria da Dor”, de Matheus Vianna, premiado no Los Angeles Brazilian Film Festival; e “Haram”, de Max Gaggino (italiano radicado em Salvador), contemplado com troféu especial do júri do Festival de Gramado.


Dezesseis produções da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, incluindo uma coprodução Brasil/Alemanha, integram a Competitiva Nacional de Curtas. Entre os filmes com circulação internacional, destaque para “Quintal”, de André Novais Oliveira, exibido no Festival de Cannes e premiado em três categorias no Festival de Brasília. Já “Mar de Fogo”, de Joel Pizzini, concorreu ao Urso de Ouro em Berlim; enquanto “História de Uma Pen”, de Leonardo Mouramateus, esteve no Festival de Locarno.


O cinema realizado em quatorze países, seja com produções individuais ou em parceria, está representado na Competitiva Internacional, que reúne seis longas e doze curtas. Um dos destaques é “Per Amor Vostro”, de Giuseppe Gaudino, uma coprodução Itália/França, premiada na categoria melhor atriz no Festival de Veneza. Também chama atenção o longa “My Skinny Sister” (“Minha Irmã Magricela”), de Sanna Lenken. Uma parceria Suécia/Alemanha, o filme ganhou o Urso de Cristal e uma menção especial do júri no Festival de Berlim.


Entre os filmes premiados, a mostra reúne também “Para Minha Amada Morta”, do diretor baiano Aly Muritiba (radicado em Curitiba), vencedor de seis prêmios no Festival de Brasília; “Mate-me Por Favor”, de Anita Rocha da Silveira, cujo elenco recebeu um troféu especial no Festival de Veneza; e “Aspirante” , de Ives Rosenfeld, contemplado no Festival de


Locarno. A seleção de oito longas nacionais se completa com “O Prefeito”, de Bruno Safadi; “Seca”, de Maria Augusta Ramos e “Tropykaos”, de Daniel Lisboa, que teve a produção patrocinada pela Petrobras.


FORA DE COMPETIÇÃO


Filmes inéditos e clássicos revisitados formam o conjunto das sete mostras não competitivas do festival. Em Salvador, na noite de abertura, o evento traz um filme do Panorama Brasil, que este ano reúne mais de 30 longas e curtas nacionais produzidos entre 2014 e 2015. Com a presença do diretor Sérgio Machado e o protagonista Lázaro Ramos, “Tudo Que Aprendemos Juntos”, será exibido no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha (28/10), às 20h, em três sessões.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.