Bairro do Cabula recebe Projeto Boca de Brasa neste domingo
Bairro do Cabula recebe Projeto Boca de Brasa neste domingo
Desde janeiro levando arte e entretenimento para bairros populares de Salvador, o Projeto Boca de Brasa-Ano 3 chega ao Cabula em sua oitava edição em 2015 nesse domingo (23), às 17 horas, com uma novidade: além da apresentação do resultado das oficinas culturais e artistas da comunidade, a atração especial da Mostra Final é a turma do Projeto Som na Praça, que agita culturalmente o Conjunto ACM e o bairro. O Grupo Som na Praça, formada por cinco músicos, convida os artistas Magary Lord, Marcela Bellas, Enio e Dom Chicla. A abertura fica por conta do grupo infantil Filó Brincante.
Os shows acontecem num palco móvel em caminhão equipado com estrutura completa, com iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica, que estará estacionado na Praça Manoel Clemente Ferreira, s/n, Estrada das Barreiras, em frente ao Conselho de Moradores do Conjunto ACM e da Escola Municipal do Cabula I.
Promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o Boca de Brasa tem como objetivo incentivar a cultura na periferia de Salvador, resgatando a cidadania, por meio do fortalecimento das diversas manifestações artísticas.
Nessa edição no Cabula, a Reunião de Lançamento e o Encontro de Articulação Para o Plano Municipal de Cultura foram realizados no dia 7 de agosto. Na Reunião de Lançamento do projeto no bairro, representantes da comunidade conheceram a equipe que atua nessa edição, incluindo produtores e representantes da Fundação Gregório de Mattos. Já o Encontro de Articulação para o Plano Municipal de Cultura do Município de Salvador discutiu ações estruturantes do setor, visando à institucionalização da área.
O Boca de Brasa acontece em diversos bairros de Salvador, através da realização de oficinas culturais gratuitas em diferentes áreas artísticas e de formação de gestores. Em seguida, uma mostra pública aberta à comunidade reúne o resultado das aulas e apresentações de artistas locais.
Além disso, no dia 13 de maio, artistas que foram destaques de todas as edições dos anos de 2013 e 2014 e da Ribeira subiram pela primeira vez ao palco do TCA para realizar o Festival Boca de Brasa. Mais de 30 grupos, somando um total de 261 artistas, mostraram a riqueza cultural presente em todos os cantos da cidade.