Cultura

Fortes Santa Maria e São Diogo receberão exposições de Pierre Verger e Carybé

Fortes Santa Maria e São Diogo receberão exposições de Pierre Verger e Carybé

Por Da Redação

Fortes Santa Maria e São Diogo receberão exposições de Pierre Verger e CarybéReprodução / Uol

Em 2016, Salvador receberá dois equipamentos culturais completamente reformados e integrados a dois ícones da arte baiana. Os fortes de Santa Maria e São Diogo, localizados na Barra, receberão respectivamente exposições permanentes do fotógrafo e etnólogo francês Pierre Verger e do artista plástico argentino Carybé. A ordem de serviço para início da reforma dos equipamentos foi assinada pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (19), no Forte São Diogo, com as presenças do comandante da 6ª Região Militar do Exército, general Artur Costa Moura; do secretário de Cultura e Turismo (Secult), Érico Mendonça; da coordenadora da Fundação Pierre Verger, Dione Baradel; da secretária do Instituto Carybé e filha do artista plástico, Solange Bernabó, e demais autoridades.


?Somos uma cidade que depende muito do turismo e, durante muitos anos, não houve investimento em equipamentos culturais. Com isso, os turistas desembarcavam em Salvador e acabavam indo para o Litoral Norte. Para reverter esse quadro, a Prefeitura tem desenvolvido uma estratégia séria para dinamizar o turismo na capital baiana, tendo como dois pontos principais a revitalização de toda a orla e o desenvolvimento de novos produtos culturais. Somado aos equipamentos que já entregamos como a Casa do Benin, Casa do Rio Vermelho e Teatro Gregório de Mattos, a cidade vai ganhar dois equipamentos onde as pessoas vão conhecer tanto a história da cidade, quanto a dos dois artistas que tanto representaram a Bahia?, salientou o prefeito ACM Neto.


Desenvolvimento – Com investimentos na ordem de R$2,5 milhões, as intervenções estão a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e serão executadas pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman). De acordo com o secretário Érico Mendonça, a previsão é de que sejam abertos à visitação pública a partir de março do próximo ano.


Com o fim da restauração, os fortes serão administrados pela Fundação Pierre Verger, que será responsável pela manutenção e coordenação das exposições, mantidas a partir de recursos captados através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura (MinC). A exposição que tratará da vida e obra do fotógrafo francês será instalada no Forte de Santa Maria, já a arte de Carybé estará exposta no Forte de São Diogo. Além da reforma no espaço físico, as novas estruturas contarão com elevadores e pequenos cafés. Para ter acesso aos fortes e dar início às obras a Prefeitura contou com cessão dos espaços junto ao Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (Ipac), para o São Diogo, e o Exército Brasileiro (Santa Maria).?


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.