MuseuCurtoArte tem segunda mediação de dança com ações abertas ao público neste domingo
MuseuCurtoArte tem segunda mediação de dança com ações abertas ao público neste domingo
O projeto MuseuCurtoArte, de Dinamização Artística de Museus, ganha segunda edição, com mediação de dança, no próximo domingo, dia 19 de julho, no Museu de Arte da Bahia ? MAB, (Corredor da Vitória). Das 14h às 18h acontece a programação gratuita Museu Eu Curto Dança, realizada em parceria pela Fundação Cultural do Estado ? Funceb e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural ? IPAC, unidades da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Balé Teatro Castro Alves, Projeto Quarta Que Dança, alunos da Escola de Dança da FUNCEB e exposições ocupam a tarde de eventos, que acontecerá em vários espaços do museu.
A programação é organizada pela Coordenação de Dança/DIRART – Diretoria das Artes da FUNCEB. A abertura será com Eu Curto a Escola de Dança da Funceb, com apresentação mediada de obras de alunos do curso técnico profissional em dança da instituição. O público interage com os artistas no auditório, das 14h às 15h30.
Depois da participação na primeira edição do MuseuCurtoArte, o Balé Teatro Castro Alves retorna ao MAB com o programa Eu Curto BTCA, que começa às 15h30 e segue até 18h, em espaços como escadaria e hall do MAB. Da companhia de dança será apresentado, com mediação, trecho de Ou Isso. O espetáculo trata de possibilidades de enxergar o mundo transpondo sentidos, transfigurando a realidade, vendo com olhos livres de modelos pré-concebidos. Também do BTCA serão exibidos os videodanças do Projeto Sob Rasura. Dois filmes de dança e um flip book foram filmados e fotografados no canteiro de obras do TCA, onde bailarinos experimentaram suas próprias reformas e transformações.
Também das 15h30 às 18h, em Mediação Dança, trechos de quatro obras selecionadas do Quarta que Dança 2014 serão mostrados ao público nas instalações no MAB. A montagem Ícaro, de Dejalmir Melo, propõe o desenvolvimento metafórico do mito ?Ícaro?. Partes de Um Todo resulta de um processo de criação do Grupo Experimental de Jazz. Contactos, com Ananias Break e Adson Braga, do Grupo Independente de Rua, reúne influências da dança contemporânea, ações de Laban, capoeira e danças urbanas. Dança de rua popping, animation, robot e interpretações cênicas permeiam Urbalove, duo que retrata a vida de um casal de dançarinos com problemas no relacionamento.
Além das apresentações mediadas, o Museu Eu Curto Dança apresenta a Exposição do Projeto Quarta que Dança, com trabalhos selecionados no QQD 2014, com cadastramento de escolas e outras instituições para envio de boxes de DVD, contendo a programação. Um espaço no MAB será reservado para uma equipe do Mapeamento de Dança, que fará cadastramento de artistas, grupos e instituições. O Mapeamento é uma realização da Funarte, MinC, Universidade Federal da Bahia e Escola de Dança da Ufba.
Iniciado em junho, o projeto terá edições até dezembro, contemplando com duas edições cada uma das sete linguagens artísticas relacionadas à FUNCEB: além da dança, teatro, literatura, música, audiovisual, circo e artes visuais. Com expectativa de público englobando crianças, jovens e adultos, a programação de mediação do MuseuCurtoArte é idealizada para fazer o público conhecer melhor quem na Bahia participa das ações de cada uma das linguagens, buscando uma maior aproximação com grupos, artistas, produtores e formadores e a disseminação do interesse em consumir dança e cultura.
Serviço:
MuseuCurtoArte/Museu Eu Curto Dança
Onde: Museu de Arte da Bahia
Quando: 19.7, 14h às 18h
Ingresso: Gratuito
#museueucurtodança