Cultura

MuseuCurtoArte tem segunda mediação de dança com ações abertas ao público neste domingo

MuseuCurtoArte tem segunda mediação de dança com ações abertas ao público neste domingo

Por Da Redação

MuseuCurtoArte tem segunda mediação de dança com ações abertas ao público neste domingodivulgação

O projeto MuseuCurtoArte, de Dinamização Artística de Museus, ganha segunda edição, com mediação de dança, no próximo domingo, dia 19 de julho, no Museu de Arte da Bahia ? MAB, (Corredor da Vitória). Das 14h às 18h acontece a programação gratuita Museu Eu Curto Dança, realizada em parceria pela Fundação Cultural do Estado ? Funceb e pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural ? IPAC, unidades da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). Balé Teatro Castro Alves, Projeto Quarta Que Dança, alunos da Escola de Dança da FUNCEB e exposições ocupam a tarde de eventos, que acontecerá em vários espaços do museu.


A programação é organizada pela Coordenação de Dança/DIRART – Diretoria das Artes da FUNCEB. A abertura será com Eu Curto a Escola de Dança da Funceb, com apresentação mediada de obras de alunos do curso técnico profissional em dança da instituição. O público interage com os artistas no auditório, das 14h às 15h30.


Depois da participação na primeira edição do MuseuCurtoArte, o Balé Teatro Castro Alves retorna ao MAB com o programa Eu Curto BTCA, que começa às 15h30 e segue até 18h, em espaços como escadaria e hall do MAB. Da companhia de dança será apresentado, com mediação, trecho de Ou Isso. O espetáculo trata de possibilidades de enxergar o mundo transpondo sentidos, transfigurando a realidade, vendo com olhos livres de modelos pré-concebidos. Também do BTCA serão exibidos os videodanças do Projeto Sob Rasura. Dois filmes de dança e um flip book foram filmados e fotografados no canteiro de obras do TCA, onde bailarinos experimentaram suas próprias reformas e transformações.


Também das 15h30 às 18h, em Mediação Dança, trechos de quatro obras selecionadas do Quarta que Dança 2014 serão mostrados ao público nas instalações no MAB. A montagem Ícaro, de Dejalmir Melo, propõe o desenvolvimento metafórico do mito ?Ícaro?. Partes de Um Todo resulta de um processo de criação do Grupo Experimental de Jazz. Contactos, com Ananias Break e Adson Braga, do Grupo Independente de Rua, reúne influências da dança contemporânea, ações de Laban, capoeira e danças urbanas. Dança de rua popping, animation, robot e interpretações cênicas permeiam Urbalove, duo que retrata a vida de um casal de dançarinos com problemas no relacionamento.


Além das apresentações mediadas, o Museu Eu Curto Dança apresenta a Exposição do Projeto Quarta que Dança, com trabalhos selecionados no QQD 2014, com cadastramento de escolas e outras instituições para envio de boxes de DVD, contendo a programação. Um espaço no MAB será reservado para uma equipe do Mapeamento de Dança, que fará cadastramento de artistas, grupos e instituições. O Mapeamento é uma realização da Funarte, MinC, Universidade Federal da Bahia e Escola de Dança da Ufba.


Iniciado em junho, o projeto terá edições até dezembro, contemplando com duas edições cada uma das sete linguagens artísticas relacionadas à FUNCEB: além da dança, teatro, literatura, música, audiovisual, circo e artes visuais. Com expectativa de público englobando crianças, jovens e adultos, a programação de mediação do MuseuCurtoArte é idealizada para fazer o público conhecer melhor quem na Bahia participa das ações de cada uma das linguagens, buscando uma maior aproximação com grupos, artistas, produtores e formadores e a disseminação do interesse em consumir dança e cultura.


Serviço:


MuseuCurtoArte/Museu Eu Curto Dança

Onde: Museu de Arte da Bahia

Quando: 19.7, 14h às 18h

Ingresso: Gratuito

#museueucurtodança


 


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.