Espaços Culturais da Secult exibem o premiado filme ‘O Lobo Atrás da Porta’
Espaços Culturais da Secult exibem o premiado filme ‘O Lobo Atrás da Porta’
O filme de longa-metragem ‘O Lobo Atrás da Porta’, do diretor Fernando Coimbra, premiado no 61º Festival Internacional de Cinema de San Sebatián, na Espanha, foi o escolhido para exibição no mês de abril no Circuito Popular de Cinema e Vídeo (CPCV). As sessões acontecem gratuitamente às terças-feiras em 14 centros de cultura geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), da Secretaria de Cultura (Secult), em todo o estado.
Na trama, o desaparecimento de uma criança faz com que os pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo tinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos dos três, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes.
O CPCV é uma iniciativa que promove a prática cineclubista nos espaços culturais da Secult. Todos os meses, o Circuito exibe filmes atuais e clássicos do cinema, em diversos estilos, sempre pensados dentro de uma temática. Ao longo de todo o ano, uma programação intensa ocupa os espaços semanalmente, dentro do projeto ‘Terças na Tela’, com exibição todas às terças-feiras, em três horários diferentes – às 10h, 15h e 19h.
Em 2014, cerca de 5.500 pessoas fizeram dos Espaços Culturais da Secult sala de cinema nas mostras temáticas mensais, com temas envolvendo diversidade, futebol, cultura negra, política, cinema infantil, literatura e culturas populares, além de diversas parcerias com a Bienal da Bahia, que mobilizou a cena cultural no Estado em várias modalidades artísticas.
A Secult mantém 17 Centros Culturais – cinco em Salvador e 12 em diferentes territórios de identidade da Bahia – nos municípios de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Valença, Juazeiro, Alagoinhas, Santo Amaro, Guanambi, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista, Jequié e Mutuípe. Em Salvador, os espaços são o Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados.