Segundas Cineclubistas retorna as atividades no mês de abril
Segundas Cineclubistas retorna as atividades no mês de abril
Projeto que, leva cinema para dentro das escolas públicas de Salvador, tem como objetivo possibilitar acesso à cultura e realizar debates críticos sobre temas socialmente relevantes para sociedade brasileira
O projeto Segundas Cineclubistas, da União de Cineclubes da Bahia (UCCBA) em parceria com a Diretoria do Audiovisual (DIMAS), no mês de abril, retorna as suas atividades com adolescentes de escolas públicas da capital baiana com a ?Mostra Lutas e Luto! ? Lutas sociais e questões ambientais em foco?. A programação será composta por filmes baianos e brasileiros, antigos e contemporâneos, que abordam questões sociais e se destacam no trabalho com a linguagem cinematográfica.
?Nesta segunda etapa do projeto ? que iniciou em 2014 ? nossa mostra busca dialogar com os contextos contemporâneos sem deixar de buscar um diálogo histórico, assim, está composta por filmes brasileiros que representam um panorama das discussões nos campos temáticos das lutas sociais e das questões ambientais (…). Temos como objetivos principais possibilitar acesso à Cultura, formar público para o cinema brasileiro e realizar debates críticos sobre temas socialmente relevantes?, afirma a coordenadora geral do projeto e secretária geral do Conselho Nacional de Cineclubes, Gleciara Aguiar Ramos.
A Segundas Cineclubistas visa realizar sessões cinematográficas junto ao público juvenil, objetivando inserir no cotidiano escolar a prática cineclubista de exibir filmes, debatê-los e apresentar o cinema como um espaço de liberdade de expressão. A dinâmica adotada pelo projeto são sessões realizadas nas segundas-feiras na unidade escolar, no turno da manhã e vespertino. Já a culminância acontece na Sala de Cinema Walter da Silveira, localizada nos Barris, com a exibição de um filme baiano com a presença de diretores e\ou componentes da equipe do filme exibido.