Neojiba recebe maestro russo em concerto especial no TCA
Neojiba recebe maestro russo em concerto especial no TCA
A sala principal do Teatro Castro Alves (TCA) foi o destino escolhido por centenas de amantes da música instrumental clássica na noite desta quarta-feira (4). Jovens, adultos e até famílias inteiras assistiram a um concerto especial que uniu no palco, pela primeira vez na história, a Orquestra Juvenil da Bahia, principal grupo orquestral dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), e o maestro e violinista russo Maxim Vengerov, um dos maiores expoentes da música ocidental. O Concerto também marcou o início de uma parceria que promete ser histórica no cenário baiano, o encontro entre o Neojiba e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), representada pelo maestro Carlos Prazeres.
Para o maestro e pianista, Ricardo Castro, diretor fundador do Neojiba, este concerto foi uma oportunidade única para a formação dos integrantes da Orquestra Juvenil da Bahia. “O Maxim Vengerov nunca regeu na Bahia, essa foi a primeira vez e ele escolheu a nossa orquestra. Ele é um dos artistas mais procurados do planeta. Trazer esse artista para interagir com a nossa juventude é com trazer o melhor atleta, o melhor piloto de fórmula 1. Ele tocar não é somente uma bela experiência para a platéia, mas é sobretudo uma grande oportunidade para esses músicos que estão tendo a chance de se apresentar com ele”, pontuou Castro.
O Neojiba foi criado em 2007 pelo Governo do Estado da Bahia e tem como objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de formação de orquestras infanto-juvenis.Desde o surgimento do Neojiba, foram investidos pelo Governo do Estado mais de R$ 7 milhões, beneficiando cerca de 4.500 crianças, adolescentes e jovens de todo o território baiano.