Cultura

30 anos de axé: Ivete Sangalo, o maior nome da música baiana

30 anos de axé: Ivete Sangalo, o maior nome da música baiana

Por Da Redação

30 anos de axé: Ivete Sangalo, o maior nome da música baianaDivulgação

No ano em que se comemora os 30 anos do Axé Music, o Aratu Online homenageia os grandes nomes que marcaram a história do ritmo na Bahia e no Brasil. No dia em que a maior festa popular do mundo começa oficialmente, o Portal encerra a sua contagem regressiva onde, ao longo dos últimos 30 dias, relembrou e contou a história de alguns dos principais ícones do ritmo.


Ivete Maria Dias de Sangalo Cady, 42 anos, é uma baiana que saiu de Juazeiro para ganhar a Bahia e o mundo. Cria de uma família de músicos, foi no interior do estado que, desde muito cedo, descobriu a sua vocação, o seu dom. Em casa, já presenteava os seus familiares com a voz que, anos depois, seria uma referência no cenário da música nacional. Ousada, também arriscava os seus batuques na percussão. No colégio, encantava e animava os colegas com o timbre e energia contagiantes.


Ainda criança mudou-se para Salvador sem, no entanto, afastar-se da música. Começou a se apresentar em barzinhos da capital, substituindo sua irmã Mônica, que havia engravidado, e também em cidades do interior, como backing vocal do cantor Lui Muritiba. O burburinho em torno do nome de Ivete crescia e começavam a aparecer convites para outras apresentações. Um momento marcante foi quando abriu um show de Geraldo Azevedo em 1992, na sua cidade natal.


O sucesso começava a bater à porta e a cantora conquistou, no mesmo ano, o troféu Caymmi de cantora revelação. Neste período, formou um grupo de samba e funk que não duraria muito já que, no ano seguinte, a artista seria convidada a assumir os vocais da Banda Eva.


Explosão na Banda Eva


Quando em 1993, Ivete Sangalo recebeu do produtor Jonga Cunha o convite para assumir os vocais da Banda Eva, marca até então famosa como bloco no carnaval da Bahia, certamente não poderia imaginar a dimensão que essa decisão e mudança profissional teriam em sua vida. No mesmo ano, o grupo lança o seu primeiro disco e começa a aparecer no cenário do axé music.


Até 1998, quando permaneceu à frente da Banda Eva, Ivete lançou cinco álbuns de estúdio e se consolidou como uma das maiores cantoras do país. Sucessos como “Flores”, “Beleza Rara”, “Levada Louca”, “Arerê”, “Pegue Aí” animaram foliões em micaretas e festas ao redor do país e catapultaram o nome da nova artista, que continuava a chamar atenção pela beleza, presença de palco, carisma e energia cativantes.



Após seis anos, era clara a sensação de que a Banda Eva tinha ficado pequena para Ivete Sangalo. Decidida a seguir em carreira solo, ela se despede do grupo no Carnaval de 1999 e dá um novo passo na sua trajetória profissional.


Carreira Solo


Com autonomia completa para decidir os rumos de sua carreira, Ivete Sangalo começa, no mesmo ano, a produzir e gravar as músicas do seu novo álbum, lançado meses depois e que levava o seu nome. Dele, saíram sucessos como ?Canibal?, ?Tá tudo bem? e ?Se eu não te amasse tanto assim?. Em 2000, chegou ao mercado Beat Beleza, onde a cantora se aventura em outros ritmos, mas mantém o axé como carro-chefe de seu trabalho. Dele, saíram hits como ?Pererê? e ?A Lua que eu te dei?.


Em 2002, Ivete lança ?Festa?, disco cuja música de trabalho, de mesmo nome, se tornou um dos maiores sucesso do país e virou o hino do pentacampeonato da seleção brasileira, conquistado na Coréia do Sul e Japão. A comemoração do título foi comandada por Ivete, que recebeu os jogadores em um trio elétrico na capital federal. No ano seguinte, em Clube Carnavalesco Inocentes em Progresso, veio outro grande sucesso, ?Sorte grande?.



No ano de 2004, Ivete comemorou os 10 anos de carreira, contabilizados desde a Banda Eva, com a gravação do MTV Ao Vivo, que reunia os seus principais sucessos. Gravado na Arena Fonte Nova, o evento reuniu cerca de 70 mil pessoas. Em 2005, veio ?Super Novas?, outro disco de inéditas. No final de 2006, ela voltou a grava um cd ao vivo, desta vez no estádio do Maracanã, para um público estimado de 50 mil pessoas.


No ano de 2008, a cantora mostra uma nova faceta e lança, ao lado de Saulo Fernandes, o disco infantil ?Veveta e Saulinho: A Casa Amarela?. Em 2009, grávida do seu filho Marcelo, Ivete lançou o seu décimo álbum de estúdio, ?Pode Entrar: Multishow Registro?, que foi gravado no estúdio construído em sua própria casa em Salvador. Deste trabalho saiu a música ?Cadê Dalila?, que recebeu o título de canção do carnaval daquele ano.


Um ano depois, Ivete Sangalo decide expandir os horizontes da sua carreira para o mercado internacional e grava seu terceiro DVD com um show ao vivo no Madison Square Garden, em Nova York. No mesmo ano, ela confirmou o casamento em segredo com o nutricionista Daniel Cady, com que mantinha um namoro de dois anos.


Cada vez mais autônoma e considerada a principal artista do país, Ivete Sangalo lança, em 2012, o disco ?Real Fantasia?, que tem como primeira música de trabalho ?No brilho desse olhar?. Deste trabalho também se destacaram ?Dançando? e ?Tempo de Alegria?. No ano passado, Ivete voltou a gravar um DVD, novamente na Arena Fonte Nova, em comemoração aos seus 20 anos de carreira.


Em 2015, quando o axé music completa 30 anos, a menina de Juazeiro é, atualmente, o maior nome da música baiana e a personificação do sucesso que a música local tem feito ao longo das últimas três décadas. Hoje, é impossível falar do som feito na Bahia sem citar Ivete Sangalo, a maior representante do axé.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.