30 anos de Axé: Carla Visi ganha os holofotes com o Cheiro de Amor
30 anos de Axé: Carla Visi ganha os holofotes com o Cheiro de Amor
No ano em que se comemora os 30 anos do Axé Music, o Aratu Online homenageia os grandes nomes que marcaram a história do ritmo na Bahia e no Brasil. Faltando apenas 10 dias para o Carnaval, o portal realiza uma contagem regressiva, onde a cada dia um artista será o protagonista desta história de muito sucesso.
Carla Virgínia Soares Fernandes, 44 anos, é uma baiana que desde muito cedo se acostumou ao convívio diário com o universo musical. Nascida em uma família de cantoras, teve em sua mãe a primeira grande inspiração e, apesar de formada em jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, decidiu usar a sua voz e canto como formas de expressão.
Assim, Carla Visi, como ficou artisticamente conhecida, passou a se apresentar profissionalmente em 1987. O primeiro grande passo na carreira aconteceu em 1990, quando aceitou convite para substituir Daniel Mercury na banda Companhia Click. Após cinco anos no grupo, ela assume o posto de cantora principal do Cheiro de Amor, uma das maiores marca do axé, que até então era conduzido por Márcia Freire.
À frente da banda, Carla explode e se torna um dos maiores sucessos da década. Em 1996, lança o disco ?É demais meu rei?, o primeiro com ela nos vocais, que traz sucessos como ?Abre coração? e ?Vai sacudir, vai abalar?, que explode nas rádios de todo o país e é cantada até hoje a plenos pulmões no Carnaval de Salvador. Nos cinco anos em que ficou no Cheiro, ela ainda gravou ?Cheiro de Amor – Ao Vivo II? , em 1997, e ?Me chama? no ano seguinte, com hits como ?Aviãozinho? e ?Quixabeira?. O ?Cheiro de Festa ao Vivo?, lançado em 1999, é o último trabalho da artista com o grupo.
Disposta a viver outras experiências e experimentar novas possibilidades musicais, Carla deixa o Cheiro em 2000 e inicia sua carreira solo. No ano seguinte, lança Carla Visita Gilberto Gil: Só chamei porque te amo, onde faz uma releitura das canções do artista baiano. Além disso, desenvolve há alguns anos um trabalho ?onde o elemento percussivo da nossa cultura mestiça é a essência?, diz.Em 2013, 30 anos da morte de Clara Nunes, foi a vez de homenagear a cantora mineira com o álbum Pura Claridade.
Afastada da grande mídia, Visi seguiu sua vocação e se mantém cantando, além de trabalhar como compositora e professora de canto. Em 2015, quando o axé completa três décadas de história, é momento de relembrar esta artista que marcou época na música baiana.
Agenda do Carnaval de Carla Visi:
Agenda de shows, verão e carnaval 2015.
5/2 – Apresentação no Botequim São Jorge, Salvador (BA).
14/2 – Show na cidade de Santa Bárbara (MG).
15/2 – Show na cidade de Ouro Branco (MG).
17/2 – Show no Camarote Expresso 2222, circuito Barra-Ondina, Carnaval de Salvador.
18/2 – Apresentação no Botequim São Jorge, Salvador (BA), na Quarta-Feira de Cinzas, ressaca do carnaval.