Espetáculo Mobamba entra em cartaz na Caixa Cultural
Espetáculo Mobamba entra em cartaz na Caixa Cultural
A Caixa Cultural Salvador apresenta o espetáculo cênico-musical Mobamba, uma roda de samba na qual são retratados personagens sociais tipicamente brasileiros. Dirigido pela bailarina e coreógrafa carioca radicada em Brasília, Márcia Duarte, a montagem se inspira na musicalidade e no universo do samba, gênero musical que reforça a identidade brasileira.
A curta temporada acontece entre 22 e 25 de janeiro de 2015, de quinta-feira até sábado, às 20h. No domingo, vai começar às 19h. Os ingressos têm preços populares e serão vendidos a partir das 9h do dia 22.
Em cena, tudo acontece numa roda de samba, contexto utilizado para representar o universo cultural, social e poético desse ritmo tão imbricado no cotidiano brasileiro. Com dramaturgia inspirada em sambas de bambas históricos da música popular brasileira, Mobamba chama a atenção pela riqueza de movimentos dos atores em cena e pela intrigante relação entre amor, sedução, dor, traição e religiosidade.
A música executada ao vivo e um elaborado jogo de palavras, ora cantado, ora falado, ditam o ritmo da cena num contexto onde brincadeira e liberdade criativa estão presentes em momentos de improvisação e de interação com a plateia, inserida na encenação pela proximidade física com a atuação dos artistas.
O riso solto, a bebedeira e a confusão espontâneas de uma divertida roda de samba são interpretados pelos atores e bailarinos Fabiana Marroni, Fernanda Alpino, Luara Learth, Luciana Matias, Luisa Duprat, Paulo Victor Gandra e Tamara Correia, acompanhados pelos músicos Mariana Sardinha, no cavaquinho, Amílcar Paré, no violão, Iara Alvarenga, na percussão, e Fernanda Jacob e Márcia Duarte, nos vocais.
O espetáculo Mobamba também é uma homenagem à Bahia e à sua capital. Foi em Salvador que a diretora e vocalista Márcia Duarte, bisneta de uma baiana afrodescendente, passou alguns anos estudando. Depois disto retornou para Brasília com um desejo latente de reverenciar a cultura que percebeu estar tão arraigada à sola dos próprios pés.
O projeto nasceu em 2010, em uma parceria de Márcia com Marcus Mota. É uma realização da Cia. Márcia Duarte e do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília. Mobamba foi contemplado com o Prêmio Funarte Klauss Vianna de 2011 e selecionado no edital do Fundo de Apoio à Cultura do GDF. Apresentou-se em Brasília (DF), Pirenópolis e Goiânia (GO), e agora chega a Salvador com o patrocínio exclusivo da Caixa Cultural.
Ficha técnica:
Direção de Criação
Márcia Duarte
Direção Musical
Marcus Mota
Intérpretes pesquisadores e criadores
Fabiana Marroni, Fernanda Alpino, Luara Learth, Luciana Matias, Luisa Duprat, Paulo Victor Gandra e Tamara Correia.
Músicos
Violão ? Amílcar Paré
Cavaquinho ?Mariana Sardinha
Percussão ? Iara Alvarenga
Voz ? Fernanda Jacob
Voz ? Márcia Duarte
Cenografia e Figurinos
Hugo Rodas
Direção Técnica e Iluminação
Ana Luiza Quintas
Fotografia
Raquel Pellicano
Designer Gráfico
Janaína Coe
Produção
Carvalhedo Produções
Produção Local
Trevo Produções
Realização
Cia. Márcia Duarte
MOVER ? Laboratório de pesquisa e criação em poéticas do movimento
LADI ? Laboratório de Dramaturgia e Imaginação Dramática
Serviço:
Espetáculo Cênico-Musical: Mobamba
Período: de 22 a 25 de janeiro (quinta-feira a domingo)
Horário: às 20h (quinta-feira a sábado); e às 19h (domingo)
Local: CAIXA Cultural Salvador ? Rua Carlos Gomes, 57, Centro ? Salvador (BA)
Ingressos: R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia)
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 16 anos