30 Anos de Axé: compositor de Ilariê, Cid Guerreiro levou a música baiana para o mundo
30 Anos de Axé: compositor de Ilariê, Cid Guerreiro levou a música baiana para o mundo
No ano em que se comemora os 30 anos do Axé Music, o Aratu Online homenageia os grandes nomes que marcaram a história do ritmo na Bahia e no Brasil. Faltando apenas 24 dias para o Carnaval, o portal realiza uma contagem regressiva, onde a cada dia um artista será o protagonista desta história de muito sucesso.
Cid Eduardo Meireles, o Cid Guerreiro, ficou nacionalmente conhecido pelas composições de sucesso para a Rainha dos Baixinhos, Xuxa. As músicas Ilariê e Tindolelê, cantadas pela apresentadora, foram alguns dos grandes sucessos da sua carreira e fizeram parte do álbum Xou da Xuxa 3, que entrou para o Guiness Book como disco infantil mais vendido.
Em cima do trio elétrico, Cid Guerreiro também foi responsável pela continuidade do axé music nos anos 80 e 90, e com a música ?Tô querendo navegar?, o baiano ganhou espaço na mídia nacional participando de vários programas de TV como Xou da Xuxa, Show Maravilha, Raul Gil, Cassino do Chacrinha, entre outros.
Mas não parou por ai, Cid teve uma pequena carreira internacional, e chegou a gravar CDs em espanhol e ganhar um prêmio na Argentina. Com uma enorme simpatia do público, ele também chegou a apresentar os programas “Tribo Radical”, “Verão da Tribo” e “Tv Tribo”, todas exibições independentes em emissoras como a TV Jangadeiro, que na época foi filiada do SBT entre 2007 e 2008.
Após 11 anos de parceria entre 1988 e 1999, com muitas composições de sucesso nos discos da Xuxa, as composições para a Rainha chegaram ao fim. Com o passar dos anos, as músicas de Cid perderam o fôlego e não emplacaram ou não repercutiram tanto, encerrando a parceria em 1999 com a música “O Bicho vai pegar”.
Mudança de Ritmo
A figura do artista continua a mesma, cabelos grandes, esvoaçantes. O loiro deu lugar ao grisalho e, desde 2009, Cid Guerreiro trocou o axé music pela música gospel por ter se tornado evangélico. Convidado para assistir a um culto na casa de Xanddy e Carla Perez, o cantor diz ter encontrado o seu caminho espiritual. ?Você conhece Deus, mas não tem intimidade com ele. E isso tocou meu coração. Vi que era a minha vez de ter intimidade com Ele?.
Voltado para a religião, Cid gravou um CD gospel Guerreiros de Deus, e também pretende realizar um trabalho especial para o público infantil intitulado Guerreirinhos de Deus.
Relembra as diferentes fases da carreira de Cid Guerreiro: