Comunicação e Marketing

O poder da presença na sua comunicação

Tainã Gama
Colunista On: Tainã GamaA mentora de expressões

Você sabia que estar presente durante um diálogo pode impactar positivamente seus relacionamentos? Será que você tem explorado bem essa habilidade?

Estar no presente não é falar do que está acontecendo agora, tampouco sobre o que você vai fazer logo mais, ou simplesmente não pensar no futuro. Até porque, se você aprofundar a grande maioria das sensações que você tem agora, perceberá que não se trata do momento presente; algo o conecta a um evento passado mal interpretado.

[video width="1280" height="720" mp4="https://aratuon.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Taina-24-outubro.mp4"][/video]

A presença geralmente traz à tona a bagunça interna, frequentemente rejeitada e reprimida, conhecida como a famosa "poeira debaixo do tapete". Atitudes como interromper a outra pessoa com frequência, falar apenas de si, defender-se constantemente como se estivesse sendo atacado o tempo todo, e a incapacidade de enxergar a situação pelo ponto de vista do outro, ou seja, abrir mão do que você pensa e imaginar a situação sem julgamentos, são sinais de que a presença está ausente.

Eckhart Tolle, escritor alemão conhecido por suas reflexões sobre a presença, afirma que: "Quando você se torna presente, você não deixa espaço para a mente criar problemas. O passado não tem poder sobre o momento presente." Esta citação merece destaque, pois ressalta que a presença não cria problemas; em vez disso, nos dá a oportunidade de resolver os que já existem, sem criar novos.

[caption id="attachment_259285" align="alignnone" width="700"]Eckhart Tolle, escritor alemão Eckhart Tolle, escritor alemão | Imagem: divulgação[/caption]

Pequenas ações podem elevar o nível de um diálogo. Por exemplo, seja um ouvinte ativo, não alguém que apenas espera sua vez de falar. Demonstre um interesse genuíno pelo que é importante para a outra pessoa. Silencie o celular, mantenha contato visual e desenvolva uma escuta qualificada. Primeiro, seja interessado para depois se tornar interessante.

Agora, quando a distração, a falta de atenção e o uso excessivo de dispositivos eletrônicos se manifestam, são sinais que apontam a falta de presença durante uma conversa. Isso pode indicar a necessidade de buscar apoio profissional para avaliar estratégias para lidar melhor com essas questões.

A boa notícia é que a presença é uma habilidade que pode ser aprimorada com prática. Ela é um presente que podemos oferecer a nós mesmos e aos outros. Lembre-se de praticar a presença em suas conversas diárias e observe como isso pode transformar suas relações. Lembrou de alguém? Envie esse conteúdo e a gente se encontra no próximo vídeo.

*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tainã Gama

Tainã Gama

A mentora de expressões Tainã Gama é jornalista, radialista e psicoterapeuta transpessoal sistêmica. Especialista em Psicologia Positiva, bem-estar e autorrealização pela PUCRS e em Gestão de Pessoas para Alta Performance pelo ISEO, dedica sua trajetória a transformar a forma como pessoas e negócios se expressam e se relacionam. Com formações em Coaching Ikigai, PNL e certificações em Inteligência Emocional e Reaprendizagem Criativa, traz uma visão profunda e sistêmica da comunicação e da relação humana. Criadora do Decida Se Expressar, acredita que comunicar-se bem é mais do que falar: é construir conexões genuínas que fortalecem a vida e os relacionamentos.

Instagram: @gamatai e @DecidaSeExpressar

Ver mais > >

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.