Novo dispositivo entre os jovens, cigarro eletrônico pode prejudicar saúde bucal
O tabagismo é, reconhecidamente, um fator que contribui para o desenvolvimento de diversos tipos de câncer, entre eles o câncer oral. Mas, será que a utilização do cigarro eletrônico, hábito que vem ganhando novos adeptos em todo mundo, também tem esse potencial carcinogênico?
Esse dispositivo, conhecido popularmente como "Vape" ou "Pods", surgiram no mercado como uma alternativa menos prejudicial à saúde ou até mesmo como uma forma de ajudar os dependentes da nicotina. Por oferecerem aromas e sabores variados, atrai principalmente um público jovem.
Apesar de não terem estudos científicos aprofundados ou conclusivos sobre suas consequências a longo prazo, já é possível observar fortes repercussões sistêmicas no organismo do usuário. Dentre elas modificações no DNA de células orais e aumento no risco de câncer.
Na sua composição existem líquidos e vapores quentes que apresentam combinações perigosas e altamente tóxicas, e em alguns casos, trazem até mesmo a nicotina em sua composição. O que contradiz a promessa inicial de ser uma alternativa para os cigarros, já que contém o próprio agente causador-dependente.
E o que se pode dizer sobre o vape e saúde bucal? O alto consumo desses tóxicos podem levar a inflamações locais, diminuição da produção de saliva – nossa proteção bucal -, aumento do risco de doenças periodontais (gengiva), cárie dentária, infecções bucais, aparecimento de nódulos, úlceras e, em casos mais drásticos, câncer bucal.
O câncer bucal afeta os lábios e o interior da cavidade oral. Assim, devem ser observadas lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na gengiva, nos lábios, no palato (céu da boca) e na língua.
Os cigarros eletrônicos também podem ser prejudiciais aos dentes, já que a nicotina, como estimulante muscular, pode desencadear o ranger dos dentes, prejudicando a estrutura dentária em si, os músculos e articulações envolvidas, possibilitando o desenvolvimento do bruxismo.
Ou seja, o hábito de fumar cigarros eletrônicos pode não ser uma alternativa saudável para você. A adoção de hábitos saudáveis, como privação de fumo e bebidas alcoólicas, adoção uma dieta rica em alimentos saudáveis e, principalmente, uma boa higiene oral, são imprescindíveis para diminuir as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas na região da boca e contribuem para uma saúde plena.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.