Afinal, quando começa a paternidade?
Muitos falam que a paternidade começam na gravidez. Bem... Deveria ser assim, pelo menos. Neste exato momento, mulheres grávidas estão em profundo estado de solidão, que não tem a ver com o atual isolamento social. "Sozinhas elas conseguem". Nós já sabemos que elas conseguem... Mas não precisa ser assim, porque este é um momento mágico.
Na gravidez, cada exame e novidade se tornam momentos mágicos. O dia de ouvir o coração do bebê jamais sai da cabeça da gente. Quando ouvimos aquele batimento forte, o choro é instantâneo. É de tirar o fôlego! Esse som merece ser escutado! Por nós! Pelo mundo! Por você. Ele avisa que, em breve, outro ser humano chegará na família. E o primeiro contato concreto da realidade de fora da barriga com a de dentro da barriga. É um sinal de que existe vida lá dentro. Os pais precisam viver esse momento.
Talvez o trabalho flua até melhor depois de ouvir o coração do seu filho, ou filha. São esses pequenos momentos que nos conectam ao longo da vida. Nenhum presente, nada é capaz de nos conectar melhor do que a presença. As mães e os pais, casados ou não, precisam engravidar juntos. É aí que começa a paternidade.
*Este material não reflete, necessariamente, a opinião do Aratu On.