Família

O divórcio nos esgota, mas ainda somos pais

Colunista On: Otávio LealPai de Maria Flor e Amora, advogado, consultor parental e psicanalista em formação
O divórcio nos esgota, mas ainda somos pais

O divórcio nos esgota como pessoas. Toda aquela briga, aquele rancor, nos afasta de nossa essência, seja diante da frustração de não ter o amor correspondido, seja pelas lembranças das feridas.


Tudo isso nos faz esquecer, por alguns instantes, que ainda somos pais e que nossos filhos precisam de nós em "boa forma", emocionalmente falando.


Se brigamos na frente dos filhos, sentimos culpa. Se engolimos os sentimentos, nos sentimos engolidos. Muitas vezes os filhos se tornam vítimas desse silêncio.


Pais conscientes de sua responsabilidade emocional podem aproveitar essa oportunidade para ouvir os filhos, mostrar empatia, definir limites e ensinar a eles a resolver problemas e conflitos.


O que atrapalha a mente de uma criança não é o conflito em si, nem a separação dos pais, mas sim a forma como os pais se tratam diante disso.


Não devemos, jamais, nos divorciar da função de pai e de mãe.


*Este material não reflete, necessariamente, o material do Aratu On.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Otávio Leal

Otávio Leal

Otávio Leal, do blog "Pai, vem cá", é pai de Maria Flor e Amora, advogado, consultor parental, psicanalista em formação e autor do livro "Papai foi pra roça, Mamãe foi trabalhar. E agora?".

O projeto “Pai, Vem Cá!” se tornou parceiro da Defensoria Pública da Bahia e da Revista Pais & Filhos, tendo participado de iniciativas sociais importantes, a exemplo da campanha Poder do Colo, da Novalgina.

Instagram: @paivemca
 

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.