Salvador terá primeiro Centro de Referência Paralímpico da Bahia
A experiência no projeto irá proporcionar atividades de ensino, pesquisa e extensão para estudantes da instituição e demais profissionais da rede pública e privada, através da oferta de cursos, oficinas, estágios, congressos e festivais já planejados para os próximos meses.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), junto com a Unijorge, laçam nesta terça-feira (20/9), o primeiro Centro de Referência Paralímpico da Bahia. A parceria tem como objetivo identificar, treinar e acompanhar talentos paralímpicos, para formação de atletas nas modalidades de atletismo, bocha e badminton, inicialmente.
A cerimônia de lançamento acontecerá na terça-feira, às 19h, na Unijorge, campus Paralela, e contará com a participação do reitor da instituição, Nédio Pereira Júnior; do representante do CPB, Virgílio Leiro; e representantes de órgãos e entidades ligadas ao poder público municipal e estadual.
O Centro de Referência Paralímpico vai atuar no apoio e incentivo de práticas esportivas e desenvolvimento de pessoas com deficiência de 7 a 17 anos, que terão acesso aos treinamentos e a um trabalho articulado para a formação dos novos atletas, além de serviços oferecidos pelos cursos de graduação da Instituição.
A experiência no projeto irá proporcionar atividades de ensino, pesquisa e extensão para estudantes da instituição e demais profissionais da rede pública e privada, através da oferta de cursos, oficinas, estágios, congressos e festivais já planejados para os próximos meses. Segundo o representante do Comitê Paralímpico Brasileiro, Vergílio Leiro, "a chegada do Centro de Referência Paralímpico da Bahia é uma conquista histórica de uma luta pelo direito e garantia do acesso da pessoa com deficiência ao paradesporto, reconhecendo a potencialidade ao invés da deficiência".
O Centro de Referência vai contar com os principais laboratórios da universidade, como o Espaço Multifuncional de Atividades Físicas e a Quadra Poliesportiva do curso de Educação Física, que contemplam o Centro Esportivo da instituição. O local terá também equipamentos específicos, enviados pelo CPB, para as modalidades iniciais. Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Unijorge, Iuri Nascimento, “a iniciativa conjunta visa, também, suprir um hiato no oferecimento de práticas esportivas voltadas para pessoas com deficiência, além de constituir um espaço de formação e capacitação em uma área que precisa de fomento e atenção”.
SERVIÇO
Centro de Referência Paralímpico de Salvador
Quando: a partir de 21/09, às segundas, quartas e sextas (14h às 17h)
Onde: Unijorge (Campus Paralela)
Mais informações: (71) 99414-0829.
LEIA MAIS: Não recebeu a restituição do Imposto de Renda? Saiba quando será liberada a consulta ao último lote
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!