PCC e CV rompem trégua em menos de 3 meses; entenda situação
Conflito entre facções se estende à Bahia, onde PCC teria selado aliança com a Tropa do A
Por Da Redação.
A trégua entre as facções Primeiro Comando da Capital (PCC), de São Paulo, e o Comando Vermelho (CV), do Rio de Janeiro, não durou três meses, chegando ao fim na última segunda-feira (28). Um comunicado, conhecido como "Salve Geral", assinado pelo PCC, afirmou que "chegou ao fim a aliança e qualquer compromisso com o Comando Vermelho".
"Assim como chegamos a um consenso na aliança, o término ocorreu com respeito e humildade por ambas as partes, reconhecendo os pontos cruciais que envolvem todos os lados", disse o documento, obtido pelo SBT.
O fim do acordo teria partido de Marcinho VP, chefe do Comando Vermelho, que teria dado a ordem do presídio de segurança máxima de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
De acordo com a desembargadora Ivana David - que tem 34 anos de experiência no Tribunal de Justiça de São Paulo, especialmente em casos com faccionados, o acordo inicial não teria passado pelas mãos das principais lideranças, e sim de advogados que representam as facções.
"Esse acordo não vinha de lideranças. Esse acordo foi alinhado entre os advogados das associações criminosas que, nem de longe, representam o poder de liderança dos chefes das facções", diz Ivana David.
As facções firmaram um acordo de paz em fevereiro deste ano, que chegou a ser chamado de histórico pelas organizações criminosas.
A trégua havia sido estabelecida sob o pretexto de preservar a vida dos integrantes de ambas facções, além de abrir margem para o diálogo com outros grupos criminosos locais, como o Terceiro Comando Puro (TCP), que disputa territórios com o CV, na capital fluminense.
Facções na Bahia
A briga entre as maiores organizações criminosas do país parece ter chegado até à Bahia. O estado enfrenta o problema do tráfico diretamente com o Bonde do Maluco (BDM) e o Comando Vermelho. Porém, o PCC pode estar dando início às operações em solo baiano a partir da aliança feita com a facção Tropa do A.
Na noite desta terça-feira (29), localidades comandadas pelo grupo criminoso, como São Marcos, Pau da Lima, Jardim Cajazeiras, Sussuarana Velha e Cajazeiras XI tiveram queimas de fogos em celebração a uma fusão do grupo com os paulistas do PCC.
*Com informações do SBT News
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).