Queima de fogos anuncia fusão entre facções criminosas em Salvador
A queima de fogos teria sido em comemoração à fusão de duas facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas
Por Da Redação.
Moradores de alguns bairros de Salvador foram surpreendidos com uma grande queima de fogos, ocorrida na noite desta terça-feira (29). A razão, segundo informações que circularam em grupos do aplicativo WhatsApp, seria a comemoração da fusão de duas facções criminosas relacionadas com o tráfico de drogas. Veja o vídeo:
Junção entre facções criminosas tem comemoração em Salvador pic.twitter.com/foLi2gMoYL
— Aratu On (@aratuonline) April 30, 2025
+ Delator do PCC assassinado no Aeroporto de Guarulhos levava mala cheia de joias
+ Empresário jurado de morte pelo PCC é assassinado no aeroporto de Guarulhos
Segundo relatos, com a dissolução da Tropa do A, regiões como São Marcos, Pau da Lima, Jardim Cajazeiras, Sussuarana Velha e Cajazeiras XI passam a ser controladas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), uma das mais poderosas facções do país.
Queima de fogos anuncia junção de facções pic.twitter.com/aTmGNTbiS3
— Aratu On (@aratuonline) April 30, 2025
Anteriormente, os traficantes teriam enviado um suposto recado e divulgado a novidade nas redes sociais.
Nossa reportagem entrou em contato com assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), mas foi informada que a pasta não iria se posicionar a respeito deste acontecimento, mas enviou para a redação do Aratu On uma nota, pontuando as ações de combate às facções criminosas realizadas pela SSP-BA.
Confira na íntegra:
A Secretaria da Segurança Pública ressalta que o nos últimos dois anos as Força Policiais Estaduais e Federais intensificaram as ações de inteligência e repressão qualificada no combate às facções.
Neste período, 170 criminosos que se intitulavam líderes de grupos criminosos foram localizados, uma parte escondida em estados da região Sudeste do Brasil.
Durante cumprimentos de mandados e também em patrulhamentos de combate ao crime organizado, 160 fuzis foram retirados das ruas e cerca de 12 toneladas de drogas acabaram apreendidas.
A SSP reforça, por fim, que o combate continuará de forma incansável, com integração entre as Forças Policiais Estaduais e Federais, ampliação do trabalho de inteligência e com investimentos constantes em novos efetivos, estruturas e equipamentos.
LEIA MAIS: PM e advogada estão entre os 17 presos em megaoperação da Policia Civil
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).