Inema autoriza afundamento de ferry-boat com fins turísticos

Inema concedeu autorização ambiental à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur)

Por Da Redação.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu autorização ambiental à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) para o afundamento do ferry-boat Juracy Magalhães na Baía de Todos-os-Santos, com fins turísticos. 


A portaria do órgão ambiental estabelece que a Setur deve obter anuência e/ou autorização de outras instâncias nos âmbitos federal, estadual ou municipal, conforme necessário, para que a medida tenha efeito legal. O afundamento da embarcação será realizado pela empresa Engesub, especializada em naufrágios assistidos, que venceu a licitação e será responsável pela execução do serviço seguindo um rigoroso controle ambiental. 


O afundamento da embarcação será realizado pela empresa Engesub, especializada em naufrágios assistido. Foto: ITS

O afundamento da embarcação será realizado pela empresa Engesub, especializada em naufrágios assistido. Foto: ITS




Além do ferry-boat, está previsto o afundamento do casco do navio-varredor Anhatomirim, doado pela Marinha do Brasil. A ação, inicialmente planejada para 2023, foi adiada para novembro de 2024, a fim de aprimorar os estudos ambientais e garantir a segurança do processo.  O objetivo principal é a criação de recifes artificiais para impulsionar o turismo náutico na região.


Criação de recifes artificiais e turismo


Em nota, o Inema esclareceu que o projeto de afundamento controlado de embarcações contribuem com a recuperação da biodiversidade marinha, e beneficiam tanto a pesca quanto o turismo subaquático.


"A escolha da localização, nas proximidades da praia do Rio Vermelho, foi baseada em levantamentos técnicos realizados in loco, complementados por mapas e cartas náuticas, garantindo a precisão do processo. Além disso, todas as embarcações passaram por um rigoroso processo de descontaminação, conforme as Normas da Autoridade Marítima", afirmou o órgão.


 Inema afirmou que o afundamento dessas embarcações será acompanhado por um monitoramento ambiental contínuo. Foto: Roberto Costa Pinto| Divulgação

Inema afirmou que o afundamento dessas embarcações será acompanhado por um monitoramento ambiental contínuo. Foto: Roberto Costa Pinto| Divulgação




Ainda em nota, o Inema afirmou que o afundamento dessas embarcações será acompanhado por um monitoramento ambiental contínuo, assegurando que o projeto cumpra seu propósito de forma segura.


A iniciativa segue o exemplo de 2020, quando a Setur realizou o afundamento controlado do ferry-boat Agenor Gordilho e do rebocador Vega. Essas embarcações foram submersas a 36 metros de profundidade nas imediações do Yacht Clube da Bahia, em Salvador.


Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.