Transporte público é reforçado para atender o Festival Virada Salvador

Três linhas de ônibus foram criadas exclusivamente para o Festival Virada Salvador, operando diariamente das 17h40 à meia-noite

Por Dinaldo dos Santos.

A Prefeitura de Salvador, por meio da Semob, montou uma operação especial de transporte para o Festival Virada Salvador, entre 27 e 31 de dezembro, com criação de linhas exclusivas, ajustes de itinerário, reforço de frota e implantação de pontos provisórios de embarque e desembarque na orla.

Além da programação principal do Festival Virada Salvador 2026, o evento passa a contar, a partir deste sábado (27), com o Palco Brisa, espaço integrado à programação oficial do evento e dedicado à música autoral produzida na Bahia, reunindo artistas e DJs de diferentes gerações e estilos.

Transporte Público em Salvador. Foto: Divulgação | Semob

Linhas de transporte exclusivas

Três linhas foram criadas exclusivamente para o evento, operando diariamente das 17h40 à meia-noite, com reforço no dia 31:

2026-00 – Terminal Acesso Norte x Festival Virada
2026-01 – Estação Pirajá x Festival Virada
2026-02 – Metrô Pituaçu x Festival Virada

Foram definidos dois pontos de embarque e desembarque: no sentido Pituba, próximo ao Restaurante Yemanjá, e no sentido Itapuã, na orla da Boca do Rio, próximo ao acesso ao evento.

Os demais pontos do trecho ficarão desativados durante o período. No retorno, os itinerários terão ajustes para garantir fluidez e segurança, com passagem pelas vias como Avenida Octávio Mangabeira, Tancredo Neves e Luís Viana (Paralela).

Durante o festival, algumas linhas do sistema convencional terão desvios e alterações temporárias de itinerário e horários, especialmente as que atendem a Orla Atlântica e os corredores de acesso à Boca do Rio. O embarque e desembarque de várias linhas ocorrerá em pontos provisórios, com destaque para a Praça Osório Villas Boas, que será utilizado no escoamento do público após os shows.

Seis linhas regulares operam com horário estendido, das 18h à 1h, atendendo diretamente a área do evento:
1001 – Aeroporto x Praça da Sé
1007 – Jardim das Margaridas/Terminal Aeroporto x Lapa
1034 – Parque São Cristóvão x Barroquinha
1134 – Cabula 6 x Pituba
1247 – Conjunto Arvoredo/Tancredo Neves x Patamares
1637 – Mirante de Periperi x Imbuí/Boca do Rio

Serão instalados pontos de táxi e mototáxi nas proximidades do evento. O ponto de táxi fica próximo ao IMEJA, sentido Itapuã, e o de mototáxi em frente ao IMEJA, no mesmo sentido. Veículos por aplicativo deverão embarcar e desembarcar passageiros na Avenida Octávio Mangabeira, próximo ao Centro de Convenções, nos dois sentidos da via.

Linhas de ônibus em Salvador. Foto: Divulgação

Operação Especial na Lapa

No dia 31, a linha Base Naval/São Thomé/Escola de Menores – Lapa terá operação especial até 5h59 do dia 1º de janeiro. As linhas que partem das estações Mussurunga e Pirajá também terão reforço e ajustes de frota, com integração ao metrô e aos principais corredores da cidade.

A Semob atuará com bases operacionais, reguladores de tráfego e equipes de orientação nos principais pontos de embarque durante toda a operação noturna, giro conforto, organização e segurança ao público.

No dia 1º de janeiro de 2026, o evento Pôr do Som será realizado no Farol da Barra, das 16h às 22h. Para atender ao público, 25 ônibus reguladores da Estação da Lapa estarão disponíveis das 15h às 23h, sob demanda da equipe de fiscalização.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.