Em primeiro lugar: momentos em que Salvador foi pioneira na história
Confira alguns dos principais marcos históricos de Salvador
Por Bruna Castelo Branco.
Se o baiano não nasce, estreia, Salvador acontece, inventa, e chega na frente em tudo. Você sabia que o primeiro farol do Brasil foi construído na capital baiana? A primeira biblioteca pública do país e da AMÉRICA LATINA também é daqui! E esse pioneirismo todo não para por aí: o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano DO MUNDO, a primeira faculdade de medicina do país é soteropolitana e, só para lembrar, a primeira capital do Brasil foi Salvador.
Confira, abaixo, alguns desses principais marcos históricos da nossa cidade, que, no próximo sábado (29), completa 476 aninhos de vida.
+ Cultura, esporte e mais: veja programação do aniversário de Salvador
+ Salvador 476 anos: conheça as maiores lendas urbanas da capital baiana
Salvador: primeira capital do Brasil
Para começar, Salvador foi a primeira capital do Brasil. No dia 29 de março de 1549, a armada portuguesa ancorou no Porto da Barra, trazendo quase mil colonos, soldados e missionários. A expedição foi comandada por Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral do Brasil. Carregamos o título de capital por 214 anos, antes da transferência do governo para o Rio de Janeiro.
Primeiro farol
Talvez, quando você olha para um dos principais cartões postais de Salvador, o Farol da Barra, o solinho de "Selva Branca", escrita por Carlinhos Brown e cantada por Chiclete com Banana, comece a tocar na sua cabeça. O céu azul, o calor e a lembrança de um dia de verão em pleno Carnaval também estão lá, enriquecendo ainda mais essa memória.
E essa construção, tão especial para os baianos, foi inaugurada em 1698, se tornando o primeiro farol do Brasil. Na época, ele foi projetado para orientar a navegação na Baía de Todos-os-Santos, um dos maiores e mais movimentados portos do Brasil na época. Ainda bem!
Faculdade de Medicina
A primeira escola de nível superior e primeiro curso de medicina do Brasil foram fundados em Salvador. Criada em 1808, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que na época se chamava Escola de Cirurgia da Bahia, foi inaugurada em 1808, por Dom João VI, recém-chegado de Portugal. A instituição foi instalada no Real Hospital Militar, no Terreiro de Jesus, no Centro Histórico. Ainda hoje, as cerimônias de formaturas do curso de medicina da Ufba são feitas lá!
No livro "1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil", o historiador Laurentino Gomes ressaltou que, ao chegar na Bahia, o rei português fez questão de investir na cultura, comércio e defesa da cidade.
“Em Salvador, Dom João aprovou a criação da primeira escola de medicina do Brasil e os estatutos da primeira companhia de seguros, batizada Comércio Marítimo. Também deu licença para a construção de fábrica de vidro e outra de pólvora, autorizou o governador a estabelecer a cultura e a moagem do trigo, mandou abrir estradas e encomendou um plano de defesa e fortificação da Bahia”.
Biblioteca Central
Já que estamos na área de educação, vai aqui uma informação que você talvez não tenha: a Biblioteca Central do Estado da Bahia, que fica nos Barris, em Salvador, foi a primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina. Inaugurada em 1811, o espaço precisou passar mudanças por após perder uma grande parte do acervo por conta de bombardeios de lutas políticas entre oligarquias da República Velha, em 1912. Confira, abaixo, como era o espaço em um cartão postal de 1925:
Hoje, tem mais de 600 mil itens, formado por jornais antigos, obras raras, mapas, filmes, obras de artes, livros em Braille e audiolivros, livros infantis e infanto-juvenis, além de coleções privadas adquiridas por compra ou doação.
Elevador Lacerda
Voltando a falar em cartões postais, o Elevador Lacerda também é pioneiro: inaugurado em 1873, ele foi o primeiro elevador urbano do mundo. Pois é! Aliás, na época da construção, ele também foi considerado o mais alto do planeta! O Elevador Lacerda foi idealizado por Antônio de Lacerda e conecta a Cidade Alta à Cidade Baixa, em Salvador, facilitando, até hoje, a circulação entre essas áreas. Ou seja: além de ponto turístico, ainda é transporte público.
Cidade da Música
Em 2015, Salvador se tornou a primeira cidade brasileira reconhecida pela Unesco como "Cidade da Música". Este título foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. E, como a gente não cansa de impressionar, O título foi renovado em 2020, após avaliação de especialistas de todo o mundo. Alguns pontos considerados foram: a restauração do Centro Histórico, o fortalecimento da economia local por meio da criatividade, música e cultura, e a preocupação da gestão municipal com o turismo de patrimônio. É a Bahia, né?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).