AO VIVO Últimas Notícias
24/02/2024 08h17 | Atualizado em 24/02/2024 09h20

Arcebispo de Salvador celebra missa que marca o aniversário de criação da 1ª Diocese do Brasil

Para louvar e agradecer a Deus, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a Santa Missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador.

Arcebispo de Salvador celebra missa que marca o aniversário de criação da 1ª Diocese do Brasil Foto: divulgação
Dinaldo Santos

No próximo domingo (25/2), a Igreja no Brasil celebra os 473 anos de criação da primeira Diocese do país: São Salvador da Bahia. Para louvar e agradecer a Deus, o Cardeal Dom Sergio da Rocha presidirá a Santa Missa na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, às 10h, com transmissão, em tempo real, pela Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106.1) e pelo canal da Catedral: youtube.com/@catedralbasilicadesalvador

A criação da Diocese de São Salvador da Bahia pela Bula “Super specula militantis ecclesiae”, do Papa Júlio III, em 25 de fevereiro de 1551, elevou a cidade de Salvador ao nível de sede episcopal, com área desmembrada da Arquidiocese de Funchal, na Ilha Madeira. É importante recordar que, antes da criação da Diocese, alguns sacerdotes exerceram o pastoreio na então Vila de Salvador, como, por exemplo, o padre Manuel Lourenço.

Após a chegada do primeiro bispo do Brasil, Dom Pedro Fernandes Sardinha, em 1552, foi instituído o colendo Cabido da Sé, ativo até os dias atuais, que tem como principal missão dar maior solenidade ao culto na Catedral, recitar o Ofício Divino e funcionar como conselho episcopal. O clero da Igreja Primaz exerceu a jurisdição metropolítica, até 13 de janeiro de 1844, sobre as dioceses africanas de São Tomé, Angola e Congo, atualmente Arquidiocese de Luanda, na África.

Somente em 16 de novembro de 1676, a Diocese foi elevada à Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com o título de Primaz do Brasil, pelo Papa Inocêncio XI. Neste mesmo dia, o país passou a contar com as dioceses de Olinda e de São Sebastião do Rio de Janeiro, como sufragâneas. Ao longo do tempo, a Sé Primacial do Brasil cedeu parte do território para a criação de outras dioceses, todas elas filhas da primeira do país: São Salvador da Bahia.

*Com informações da Arquidiocese de Salvador

LEIA MAIS: Mulheres são maioria dos candidatos no concurso unificado

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!