AO VIVO Últimas Notícias
12/07/2022 15h32 | Atualizado em 12/07/2022 15h39

Moradores do Calabetão reclamam de esgoto a céu aberto; “já perdi dois familiares”

Mau-cheiro, insetos, risco de doenças. A lista de problemas dos moradores da Travessa Senhor do Bonfim, no Calabetão de Baixo, em Salvador, é grande.

Moradores do Calabetão reclamam de esgoto a céu aberto; Foto: Gabriel Nascimento/ TV Aratu
Gabriel Nascimento

A lista de problemas enfrentados pelos moradores da Travesssa do Senhor do Bonfim, no bairro do Calabetão, em Salvador, é grande. Dentre os principais estão o mau-cheiro, grande incidência de insetos e riscos de doenças. Isso tudo por causa de um esgoto a céu aberto que deixa a população ilhada quando chove. O local foi apelidado como "penicão". 

"São anos e mais anos a gente pedindo ajuda pra resolver isso aqui. Já falei com Prefeitura, com Embasa e nada. Já perdi dois familiares por causa de mijo de rato [leptospirose]", reclamou Indiosângela da Silva, uma das mais prejudicadas. 

Um equipe da TV Aratu esteve na casa dela nesta terça-feira (12/7). O quintal do imóvel não pode ser acessado por conta da quantidade de água suja presente no local. A água escorre da BR-324 e das áreas mais altas do bairro, o que acaba agravando o problema. "Eu não durmo de noite com medo da casa desabar. Essa água fica comendo o terreno por baixo. Se não resolver a gente vai fechar a BR", acrescentou Indiosângela. 

Segundo os demais moradores, quando o tempo melhora, sobra limo pelo terreno e os acidentes acontecem. Durante a reportagem ao vivo nesta terça (12/7), uma criança escorregou e caiu sobre a lama. 

O AratuOn entrou em contato com a Prefeitura de Salvador e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), mas até a publicação deste texto não recebeu resposta. 

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

Fonte: Gabriel Nascimento para o Aratu On