Cidade

Em protesto contra mau cheiro e sujeira, comerciantes de Itapuã jogam itens de moradora em situação de rua no chão

O material acumulado por Mãe Iara foi jogado na rua para forçar a limpeza do local. A manifestação foi a acompanhada pela Polícia Militar.

Por Gabriel Nascimento

Em protesto contra mau cheiro e sujeira, comerciantes de Itapuã jogam itens de moradora em situação de rua no chãoTV Aratu

Comerciantes da Praia de Itapuã, em Salvador, pegaram os objetos de uma mulher que vive em situação de rua e vulnerabilidade, e os jogaram em via pública, nesta segunda-feira (4/7). Segundo eles, o objetivo é chamar a atenção das autoridades públicas para a situação da mulher.


A mulher, identificada como Iara Cristina Ramos, de 57 anos, mais conhecida como "Mãe Iara", instalou-se no trecho da 12ª Delegacia Territorial (DT/Itapuã). 


Mãe Iara se instalou no local há cerca de dois anos e deixou a casa onde morava por não conseguir pagar o aluguel durante o momento mais crítico da pandemia da Covid-19. Ela, então, passou a acumular objetos que encontrava no meio da rua. A prática, no entanto, fez com que ratos, baratas e mau cheiro começassem a circular pelo local, prejudicando os comerciantes que trabalham na região, que alegam a perda de clientes. 


O protesto foi realizado na Rua Aristidez Milton, cobrando auxílio da Prefeitura com o caso. "Nós pedimos ajuda pra ela, porque não tem mais condições. Eu trabalho com alimento e os clientes não vêm mais. O movimento acabou. Eu não tenho como mudar a barraca de lugar. E aí?! Não dá pra continuar assim", disse Adriana Souza, baiana de acarajé, à TV Aratu


A idosa estava presente no local e, em entrevista à TV Aratu, afirmou que apoia a atitude dos vendedores. "Eles estão me ajudando, devido a situação que eu estou vivendo, desde a pandemia para cá. Não tive mais condições de pagar o aluguel [...] Estou devendo mais de R$ 3 mil de aluguel. Eu fiquei com vergonha, fechei a casa, deixei as minhas coisas fechadas e resolvi vir para a rua. Eu estava entrando em depressão dentro de casa, estava querendo me matar. Eu tenho um filho de 17 anos que é especial", afirmou Mãe Iara. 


O material acumulado por Mãe Iara foi jogado na rua numa tentativa de forçar a limpeza do local. A manifestção foi a acompanhada pela Polícia Militar. A via ficou pacialmente interditada por alguns minutos, até a chegada de um caminhão de lixo. 


"Não protestamos contra ela, mas, sim, pedindo ajuda pra ela e pra gente. Ela está doente! Queremos um abrigo, alguma coisa. Ela não pode ficar aqui. Tem que tirar", acrescentou Luciana Silva, que também tem uma barraca no local. 


O Aratu On entrou em contato com a Prefeitura de Salvador, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno.



LEIA MAIS: VÍDEO: Luan Santana dança agarradinho com fã que entregou carta gigantesca em show de Salvador


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.