AO VIVO Últimas Notícias
11/08/2021 16h13 | Atualizado em 11/08/2021 17h44

Sesab nega suspensão de aplicação das vacinas da Pfizer devido à suposta falta de seringas; entenda

A Pfizer usa uma seringa específica de 1mL. O instrumento utilizado é mais fino e diferente das seringas utilizadas para outras vacinas contra Covid-19.

Sesab nega suspensão de aplicação das vacinas da Pfizer devido à suposta falta de seringas; entenda Foto: divulgação/Sesab
Da Redação

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) negou que qualquer município tenha suspendido a vacinação por conta de falta de insumos (seringas) da Pfizer. Segundo a pasta, "não há falta", como falou, anteriormente, nesta quarta-feira (11/8), a secretária interina, Tereza Paim.

Segundo a Sesab, todas as vacinas distribuídas até ontem foram com insumos, o que significa que nenhum município ficou sem insumo para aplicar vacina da Pfizer. "Esse insumo é enviado de modo fracionado pelo Ministério da Saúde, que adquire na Índia. E na medida que ele vai enviando novas remessas de vacina também envia novos lotes de seringas", explicou a pasta.

Está prevista, para às 18h desta quarta-feira, a chegada de um novo lote, com 76.050 imunizantes. "Portanto, espera-se que ao chegar essa vacina, também seja entregue um novo lote de seringas especiais", pontuou a assessoria de imprensa da Sesab, destacando, ainda, que a secretaria não tem previsibilidade sobre as entregas do Ministério da Saúde, sejam de vacinas ou insumos, desde o início da pandemia.

SERINGAS ESPECIAIS

A Pfizer usa uma seringa específica de 1mL. O instrumento utilizado é mais fino e diferente das seringas utilizadas para outras vacinas contra Covid-19. Assim como o volume aplicado, que é de 0,3ml. O uso da seringa específica tem como objetivo conseguir aproveitar as seis doses que constam em cada frasco.

LEIA MAIS: Suspensão do mandato de Capitão Alden será avaliada pelo Plenário após aprovação da ALBA

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação