AO VIVO Últimas Notícias
10/08/2021 08h22 | Atualizado em 10/08/2021 08h38

Estação de esgoto do Lucaia volta a funcionar nesta terça-feira após serviço de manutenção preventiva ser concluído

Por segurança, os técnicos da Embasa irão coletar amostras de água do mar da Barra ao Rio Vermelho para checar se tem esgoto retido no mar.

Estação de esgoto do Lucaia volta a funcionar nesta terça-feira após serviço de manutenção preventiva ser concluído Foto: divulgação/Embasa
Da Redação

Técnicos do laboratório central da Embasa trabalham, na manhã desta terça-feira (10/8), nas faixas de praias da Barra ao Rio Vermelho, coletando amostras da água do mar para checar se tem esgoto retido no mar.

O trabalho é feito após a conclusão do serviço de manutenção preventiva em seus equipamentos eletromecânicos e hidráulicos, na  estação de condicionamento prévio (ECP) que integra o sistema de disposição oceânica (SDO) de efluente do Rio Vermelho. 

De acordo com a Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa), o trabalho foi realizado  durante a noite e a madrugada desta terça, visando parar pelo menor tempo possível o funcionamento da estação e evitar transtornos e impactos na foz do rio Lucaia e nas praias na faixa que vai do Rio Vermelho até a Barra.

A estação do Lucaia cumpre a função de retirar sólidos grossos e partículas finas de cerca de 73% do esgoto coletado na capital baiana. Seu funcionamento depende da destinação adequada de efluente pelo emissário submarino do Rio Vermelho, tubulação subaquática com quase 3 quilômetros de extensão que dispersa esgoto condicionado a uma profundidade de 27 metros, sem risco de degradação ambiental da flora e fauna marítima.

Vale lembrar que o SDO do Rio Vermelho tem licença do Ibama para lançar efluentes no oceano e recebe frequentes manutenções preventivas para evitar paradas longas que causem extravasamento nas praias de Salvador.

LEIA MAIS: Caso Sattia Lorena: Justiça recebe denúncia apresentada pelo MP e médico suspeito de jogar ex-companheira do 5º andar vira réu

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação