Movimentação econômica de Salvador cresce 5,3% em abril; valor é menor que a queda do mês passado
Considerando os quatro primeiros meses deste ano, o IMEC de Salvador já acumula queda de 4,7%. Nos últimos 12 meses, a diminuição foi de 23,9%.
Após uma queda de 7,4% em março de 2021, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) voltou a subir. Segundo os dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), em abril de 2021, a movimentação subiu 5,3%, na comparação com o mês anterior.
Essa é a segunda taxa positiva registrada pelo indicador em 2021, o que, segundo a SEI, recupera parte da perda registrada no mês anterior, mesmo que o aumento tenha sido menor do que a queda. O mês de abril foi marcado pelo retorno escalonado das atividades econômicas na capital baiana. Os destaques vão para as aberturas dos shoppings centers, centros comerciais, comércio de rua, academias, igrejas e hotéis.
Cinco das seis variáveis que compõe o indicador foram impactadas, com destaque para passageiros de ônibus intermunicipais (15,9%), que apontou a variação positiva mais expressiva, seguido por consumo de combustível (10,3%), depois passageiros de ônibus urbanos (9,8%), carga portuária (6,0%), e consumo energia elétrica (3,1%). Em contrapartida, apenas, os passageiros no aeroporto internacional de Salvador (-10,3%) recuaram.
Seguindo a mesma trajetória, o indicador avançou 39,7% quando comparado com o mês de abril de 2020. Considerando os quatro primeiros meses deste ano, o IMEC de Salvador já acumula queda de 4,7%. Nos últimos 12 meses, a diminuição foi de 23,9%.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.