Hospital Riverside inicia operação com 96 novos leitos para Covid-19; mais de 200 profissionais trabalham na unidade
Os 32 leitos de assistência respiratória receberão pacientes dependentes de oxigênio em baixo fluxo
O antigo Hotel Riverside, situado no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, iniciou as operações como hospital neste sábado (3/4). No local, foram abertos 96 novos leitos para o atendimento a pacientes com o diagnóstico de coronavírus (Covid-19), sendo 10 de UTI, 32 leitos de assistência respiratória e 54 clínicos.
Os leitos serão abertos de modo gradual e a expectativa do governo do estado eram de que, até este domingo (4/4), 32 pacientes estejam internados no Hospital Riverside, vindo de outras unidades de saúde por meio de regulação. Atuarão na unidade mais de 200 profissionais entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre outros.
De acordo com a subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim, "o hospital conta com uma Unidade de Assistência Respiratória (UAR), que é focada no trabalho de fisioterapeutas. Os 32 leitos de assistência respiratória receberão pacientes dependentes de oxigênio em baixo fluxo e, através de manobras fisioterapêuticas, conseguirão permanecer nessa enfermaria sem precisar do leito de UTI", afirma.
A unidade estadual será administrada pela Fundação Fabamed, que atualmente faz a gestão de aproximadamente 500 leitos, sendo 248 dedicados à Covid-19 nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Barra, Seabra, Simões Filho e Itabuna. O Hospital Riverside era um hotel que foi adquirido pelo Governo da Bahia em 2019 e passou por adequações estruturais para ser transformado em uma unidade hospitalar.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.