Lésbicas, gays e bissexuais anunciam separação do movimento LGBT? Entenda
Lésbicas, gays e bissexuais anunciaram separação do movimento LGBT para focar em causas de orientação sexual
Por Ananda Costa.
Separação do movimento LGBT? Um grupo de representantes de lésbicas, gays e bissexuais (LGB) anunciou a criação de uma nova organização internacional. A iniciativa, intitulada Federação de Organizações LGB, foi formalizada no dia 19 de setembro por meio de um vídeo que conta com participação brasileira.
O objetivo declarado do grupo é concentrar esforços exclusivamente em questões relacionadas à orientação sexual, distanciando-se de pautas ligadas à identidade de gênero, que são questões centrais para transexuais, pessoas não-binárias e outros grupos representados pela sigla LGBTQIA+..
Na divulgação, os integrantes da nova federação afirmam buscar uma “independência” em relação ao movimento mais amplo. Eles defendem que há “discordâncias fundamentais” entre as duas frentes, especialmente no que diz respeito às definições de sexo e gênero.
Assista:
This is a declaration of independence. Today, lesbian gay and bisexual people have a new global organisation
— LGB International (@lgbinternationl) September 20, 2025
Learn more at https://t.co/m7Kvp0lkly#LGBInternational pic.twitter.com/cEUGgGjOBo
O que significa cada letra da sigla da comunidade LGBTQIA+? Entenda
Você sabe o que significa a sigla LGBTQIAPN+? A sigla, que inicialmente era apenas LGB (lésbicas, gays e bissexuais), foi ampliada para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que historicamente enfrentaram invisibilidade, discriminação e exclusão em diferentes contextos sociais, culturais e políticos.
L — Lésbicas
Mulheres que sentem atração afetiva e/ou sexual por outras mulheres. Podem ser cis ou trans.
G — Gays
Homens que sentem atração por outros homens. O termo também pode ser usado de forma ampla para se referir a pessoas homossexuais.
B — Bissexuais
Pessoas que sentem atração por mais de um gênero. Isso não implica atração igual por todos os gêneros nem simultaneamente.
T — Transgêneros, transexuais e travestis
Pessoas cuja identidade de gênero difere do sexo designado ao nascer. Inclui homens e mulheres trans e travestis.
Q — Queer
Termo que rompe com os padrões tradicionais de gênero e sexualidade. Muitas vezes, é usado por quem não se identifica com rótulos fixos.
I — Intersexo
Pessoas que nascem com características biológicas que não se enquadram nas definições típicas de masculino ou feminino.
A — Assexuais e arromânticas
Assexuais não sentem atração sexual ou sentem em grau muito limitado. Arromânticas não sentem atração romântica. Ambas podem viver relações afetivas.
P — Pansexuais
Pessoas que sentem atração por outras independentemente do gênero. A pansexualidade reconhece a diversidade de identidades de gênero.
N — Não binárias
Pessoas cuja identidade de gênero não é exclusivamente masculina nem feminina. Podem se identificar com ambos os gêneros, com nenhum ou variar ao longo do tempo.
O sinal de adição (“+”) ao final serve para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não estão nomeadas, mas que também fazem parte da diversidade da comunidade.
A seguir, confira algumas das principais orientações sexuais que estão fora da sigla
Demissexual
Pessoa que só sente atração sexual depois de estabelecer vínculo emocional profundo. Está no espectro da assexualidade.
Grayssexual (ou gray-asexual)
Pessoa que sente atração sexual de forma muito rara ou sob circunstâncias específicas. Também faz parte do espectro assexual.
Polissexual
Pessoa que sente atração por múltiplos gêneros, mas não necessariamente por todos. Diferencia-se da pansexualidade e da bissexualidade pela seleção de gêneros específicos.
Skoliosexual
Pessoa que sente atração por pessoas não cisgênero — como trans, não binárias, agênero ou de identidades de gênero diversas.
Androssexual e ginessexual
Termos usados para descrever a atração por masculinidade ou feminilidade, independentemente do gênero da pessoa:
Androssexual: atração por homens ou masculinidade.
Ginessexual: atração por mulheres ou feminilidade.
Recipsexual
Pessoa que só sente atração sexual por alguém que já demonstrou interesse sexual previamente.
Lithsexual (ou akoiromântica/lithromântica)
Pessoa que sente atração sexual ou romântica, mas não deseja reciprocidade nem quer necessariamente agir sobre esse sentimento.
Fraysexual
Pessoa que sente atração sexual apenas por desconhecidos ou quando a conexão emocional ainda é fraca. Quando o vínculo se fortalece, a atração tende a desaparecer.
LGBTQIA+ na Bahia
Em janeiro deste ano, o Governo da Bahia iniciou as atividades de 2025 do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD/LGBT), no Casarão da Diversidade, em Salvador.
A ação, chamada “Ocupa CPDD”, teve programação gratuita com acolhimento psicossocial, solicitação de benefícios, orientação pedagógica (Enem/Encceja), retificação de prenome e gênero e apresentações culturais de artistas como Beca Baroni e Haus Of Bushido.
Com um investimento recorde de R$ 6,3 milhões para o biênio 2024-2025, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) ampliou os recursos destinados ao CPDD em 142%. O projeto será gerido pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa Bahia).
LEIA MAIS: Livro, filme e série com protagonismo LGBTQIAPN+ para maratonar; confira
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).