Governo da Bahia anuncia investimento recorde para população LGBTQIAPN+
Investimento de R$ 6,3 milhões foi anunciado em ação no Pelourinho
Fonte:
O Governo da Bahia deu início nesta quinta-feira (23) às atividades de 2025 do Centro de Proteção e Defesa dos Direitos LGBT (CPDD/LGBT), no Casarão da Diversidade, em Salvador. A ação, chamada “Ocupa CPDD”, teve programação gratuita com acolhimento psicossocial, solicitação de benefícios, orientação pedagógica (Enem/Encceja), retificação de prenome e gênero e apresentações culturais de artistas como Beca Baroni e Haus Of Bushido.
Com um investimento recorde de R$ 6,3 milhões para o biênio 2024-2025, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) ampliou os recursos destinados ao CPDD em 142%. O projeto será gerido pelo Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa Bahia).
Foto: Foto: Jana Neri - Ascom/SJDH
“O CPDD é um equipamento público que atende pessoas LGBT vítimas de violência ou que precisam de orientação sobre seus direitos. Esse aumento no investimento reforça o compromisso do Governo com a dignidade e cidadania”, afirmou o secretário da SJDH, Felipe Freitas.
O CPDD oferece uma gama de serviços, como apoio psicossocial, orientação para retificação de nome e gênero, cursos preparatórios para o Encceja e Enem, além de fomentar empreendimentos e atividades culturais da comunidade LGBTQIA+.
Foto: Jana Neri/SJDH
“Esse espaço acolhe quem sofre violência e também promove cidadania por meio de atividades culturais e artísticas”, explicou Keyla Simpson, coordenadora-geral do CPDD e diretora da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).
Localizado no Pelourinho, o centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Em abril, será inaugurada uma nova unidade no interior do estado, com anúncio previsto para março. O telefone de atendimento é (71) 3321-4576 ou WhatsApp (71) 99606-5505.
Foto: Jana Neri - Ascom/SJDH
+ Aratu On Explica: Por que a LGBTfobia é maior na Bahia e no Nordeste?
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).