É beneficiário do INSS? Confira calendário de pagamentos para 2026
como em anos anteriores, os pagamentos serão organizados em dois cronogramas: um para quem recebe até um salário mínimo e outro para beneficiários com renda superior
Por Dinaldo dos Santos.
Cerca de 35 milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem consultar as datas de pagamento de aposentadorias, auxílios e pensões em 2026. O calendário completo de depósitos para o próximo ano foi divulgado pela autarquia em dezembro.

Assim como em anos anteriores, os pagamentos serão organizados em dois cronogramas: um para quem recebe até um salário mínimo e outro para beneficiários com renda superior. Em ambos os casos, as datas são definidas de acordo com o número final do cartão do benefício, desconsiderando o dígito verificador após o traço.
Os benefícios referentes a janeiro serão pagos entre 26 de janeiro e 6 de fevereiro para quem recebe um salário mínimo. Já os segurados com rendimentos acima desse valor terão os depósitos realizados de 2 a 6 de fevereiro.
Valores dos benefícios
Os beneficiários podem consultar os valores a receber pelo aplicativo Meu INSS ou pelo site meu.inss.gov.br. Também é possível obter informações pela central telefônica 135, com atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h, mediante a informação do CPF e a confirmação dos dados cadastrais.
Os reajustes do salário mínimo e dos benefícios acima do piso nacional passam a valer a partir de janeiro. No entanto, os valores atualizados serão creditados apenas no fim de janeiro ou no início de fevereiro, após o fechamento da folha de pagamentos do INSS.
Calendário de pagamentos

Descontos em aposentadorias do INSS
Nesta semana, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, com vetos, a lei que proíbe descontos automáticos em aposentadorias e pensões pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, que busca reduzir fraudes e práticas abusivas, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (7).
Aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 14 de fevereiro para solicitar o ressarcimento. O prazo foi confirmado pelo presidente do instituto, Gilberto Waller, em entrevista ao programa A Voz do Brasil.
Segundo Waller, cerca de 6,2 milhões de beneficiários já contestaram cobranças irregulares. Desse total, 4,1 milhões foram ressarcidos, em valores que somam aproximadamente R$ 2,8 bilhões.
LEIA MAIS: Morre Isabel Veloso, influencer que relatou câncer em fase terminal
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).